Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78620
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da trajetória discente do bolsista de iniciação acadêmica na Universidade Federal do Ceará - Campus Fortaleza |
Autor : | Queiroz, Viviane Vicente |
Tutor: | Alcântara, Adriana de Oliveira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino superior;Políticas públicas;Assistência estudantil;Democratização do acesso e permanência;Programa Nacional de Assistência Estudantil;Programa de Iniciação Acadêmica;Estudantes - Auxílio financeiro;Estudantes - Programas de assistência |
Palabras clave en inglés: | Higher education;Public policies;Student assistance;Democratization of access and retention |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | QUEIROZ, Viviane Vicente. Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da trajetória discente do bolsista de iniciação acadêmica na Universidade Federal do Ceará - Campus Fortaleza. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem por finalidade avaliar o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Ceará (campus Fortaleza) através da análise da trajetória discente de bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica (BIA). Configuram-se objetivos específicos da pesquisa: verificar as taxas de evasão e conclusão de estudantes assistidos/as pelo Programa de Iniciação Acadêmica nos anos de 2020 a 2023; investigar o percurso acadêmico dos sujeitos da pesquisa, identificando os significados atribuídos por estes/estas discentes à assistência estudantil no processo de graduação; compreender a ampliação e democratização das condições de permanência sob o olhar dos/das estudantes assistidos/assistidas pelo Programa de Iniciação Acadêmica na UFC; e, por fim, identificar as potencialidades e fragilidades do Programa de Iniciação acadêmica nesta Universidade. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, realizado por meio de pesquisa documental e bibliográfica para discussão teórica das categorias para a imersão em conceitos de análise da pesquisa. Ademais, a pesquisa de campo também foi imprescindível a fim de chegarmos aos resultados. Nesse sentido, utilizamos das técnicas de observação participante e de entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas BIA do período referente aos anos de 2020 a 2023. O percurso teórico-metodológico aportou-se no método crítico-dialético marxista, aliado a elementos da metodologia de avaliação em profundidade de políticas públicas, que dizem respeito às dimensões de análise de contexto, conteúdo, trajetória institucional e espectros temporal e territorial do programa. Os resultados indicaram que o Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica foi efetivo e cumpriu o objetivo de garantir a permanência dos/as estudantes atendidos/as. Contudo, para além do auxílio financeiro, a BIA teve extrema relevância para a inclusão desses/as bolsistas em atividades de pesquisa e extensão, além de auxiliar na iniciação à universidade e no preenchimento de lacunas advindas da defasagem do ensino dos/as estudantes oriundos da rede pública. Concluímos, assim, que a trajetória discente dos bolsistas BIA atendidos de 2020 a 2023 reflete a efetividade do Programa sob variadas perspectivas de análise. Entretanto, o PNAES, por si só, não garantirá o acesso equânime para todos/as, visto que se trata de uma política focalizada e pontual, inserida no âmago da sociedade capitalista em um contexto neoliberal, apesar de que, para quem acessa, essa política se mostra necessária e efetiva para a permanência na universidade. |
Abstract: | This study aims to evaluate the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Ceará (UFC), specifically through an analysis of the academic trajectory of students benefiting from the Academic Initiation Scholarship (BIA). The specific objectives of the research are to: verify dropout and graduation rates of students assisted by the Academic Initiation Program from 2020 to 2023; investigate the academic journeys of these students, identifying the meanings they attribute to student assistance in the undergraduate process; understand the expansion and democratization of retention conditions from the perspective of students supported by the Academic Initiation Program at UFC; and finally, identify the strengths and weaknesses of the program within the university. This is a qualitative study, conducted through documentary and bibliographic research to provide a theoretical discussion of key concepts related to the analysis. Additionally, field research was essential to achieve the results. Thus, participant observation techniques and semi-structured interviews with former BIA scholarship holders from 2020 to 2023 were employed. The theoretical and methodological framework was based on the Marxist critical-dialectical method, combined with elements of in-depth public policy evaluation methodology, addressing dimensions such as context, content, institutional trajectory, and the temporal and territorial aspects of the program. The results indicated that the Academic Initiation Scholarship Program was effective in fulfilling its goal of ensuring the retention of supported students. Beyond financial aid, the BIA was crucial for including these scholarship holders in research and extension activities, aiding in their initiation into university life and bridging the educational gaps experienced by students from public schools. We conclude that the academic trajectories of BIA scholarship holders from 2020 to 2023 reflect the program's effectiveness from various perspectives. However, PNAES alone will not guarantee equitable access for all, as it is a focused and limited policy within the framework of a capitalist society in a neoliberal context. Nonetheless, for those who benefit, this policy proves necessary and effective for university retention. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78620 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8956561560939415 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7900026385283869 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_vvqueiroz.pdf | 940,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.