Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorSouza, João Batista Gonçalves de-
dc.date.accessioned2024-10-21T16:09:37Z-
dc.date.available2024-10-21T16:09:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, J.B.G. Uma proposta para o ensino de Eletricidade no Ensino Fundamental com a utilização de quadrinhos. 2024. 35 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78573-
dc.description.abstractIn the application and elaboration used by teachers with the use of entertainment, especially comics, it is concluded that there were significant results regarding theoretical classes. In the investigative scope (curiosity process), I look at physics experienced in everyday life with an emphasis on electricity. The formal teaching routine and its applicability in the physics discipline caused mental fatigue in some of the students in elementary school. Becomin tedious and boring, limited to calculations and memorizing formulas. The rejection of physics in elementary education is mainly due to the poor application of the subject in the classroom, in which the teacher is not concerned with involving the student in the importance of physics in their reality. It is likely that to break this paradigm, comics would be an introductory alternative in elementary education, being a very widespread resource among young people and adults, due to the pleasure and appeal that the images in (comics) provide. Thus, this work sought to find an alternative way to fix the student's knowledge, in a playful way and in order to avoid a temporary fixation of information. Therefore, an application called Pixton was used, which allows students to create their own comic strip, stimulating the student's creativity and contributing to the teacher's pedagogical practices in the classroom. Therefore, it was proposed in the aforementioned work to make the teaching of physics more enjoyable and attractive, through play (games and comics), within contexts that address the student's reality. Since there are already many obstacles present in the exact disciplines that need to be overcome. It is clear how young people identify with the language of comics, and proof of this would be the adaptations of comics for cinema: Batman, Avengers, Captain America, among others. This repercussion is so positive that even during recess, students comment on the animation that was made with their favorite comic. There are students who say they prefer a class in a certain subject and teacher, because it is fun and unmissable, because it leaves the formal teaching environment behind. In this context, it becomes clear how physics ceases to be just a particularly theoretical discipline, and becomes a discipline linked to practical, everyday concepts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de Eletricidade no Ensino Fundamental com a utilização de quadrinhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa aplicação e elaboração utilizada pelos professores com a utilização do lúdico, especialmente os quadrinhos, conclui-se que houve resultados significativos sobre as aulas teóricas. No âmbito investigativo (processo de curiosidade), ascensão a física vivenciada no cotidiano com ênfase da eletricidade. A rotina formal do ensino e sua aplicabilidade na disciplina de física, trouxe uma fadiga mental em alguns dos alunos no ensino fundamental. Se tornando enfadonha e chata, limitando-se a cálculos e memorização de fórmulas. A rejeição da física no ensino fundamental se deve principalmente a mal aplicação da disciplina em sala de aula, no qual não se observa a preocupação do professor em envolver o aluno sobre a importância da física na sua realidade. É provável que para quebrar esse paradigma os quadrinhos seriam uma alternativa introdutória no ensino fundamental, sendo um recurso muito difundido entre os jovens e adultos, devido ao prazer e o apelo que as imagens dos (quadrinhos) proporcionam. Assim, o presente trabalho procurou encontrar uma maneira alternativa de fixar o conhecimento do aluno, de forma lúdica e afim de evitar uma fixação temporária das informações. Dessa forma, foi utilizado um aplicativo chamado de Pixton, que permite ao aluno elaborar seu próprio quadrinho, estimulando a criatividade do discente e contribuindo nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula. Portanto, foi proposto no referido trabalho, tornar o ensino de física, mais prazeroso e atrativo, através do lúdico (jogos e quadrinhos), dentro de contextos que abordem a realidade do aluno. Visto que, já existem muitos entraves presentes nas disciplinas exatas e que precisam ser superadas. É notório como os jovens se identificam com a linguagem dos quadrinhos, e uma prova disso seria as adaptações dos quadrinhos para o cinema: Batman, Vingadores, Capitão América dentre outros. Essa repercussão é tão positiva que até no recreio, os alunos fazem comentários sobre a animação que foi feita com seu quadrinho favorito. Existem alunos que referem ter predileção pela aula de uma certa disciplina e professor, por ser divertida e imperdível, por sair daquele ambiente formal de ensino. Nesse contexto, fica evidente como a física deixa de ser apenas uma disciplina particularmente teórica, e se torna uma disciplina agregada a conceitos práticos do dia a dia.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.enPhysics teachingpt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_jbgsouza.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.