Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78557
Tipo: TCC
Título: A interdisciplinaridade no ensino fundamental: uma análise do livro didático de língua inglesa
Autor(es): Celestino, Francisco Marlino da Silva
Orientador: Assunção, Fábio Nunes
Palavras-chave em português: Livro didático;Interdisciplinaridade;Língua Inglesa
Palavras-chave em inglês: Textbook;Interdisciplinary;English language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2021
Citação: CELESTINO, Francisco Marlino da Silva. A interdisciplinaridade no ensino fundamental: uma análise do livro didático de língua inglesa. 2021. 48 f. TCC (Graduação em Letras-Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Os projetos interdisciplinares têm sido apontados como práticas desejáveis para o desenvolvimento de conhecimento relevante para os alunos por aproximar o conteúdo a sua realidade. Nessa perspectiva, este estudo analisa a presença da abordagem interdisciplinar no livro didático de língua estrangeira para os anos finais do ensino fundamental. A obra escolhida para análise foi o livro didático Beyond Words (2018) aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNDL), 2020. O trabalho desenvolvido constituiu-se da análise do livro mencionado com ênfase na identificação da abordagem interdisciplinar entre o conteúdo de inglesa e demais disciplinas presentes no ensino fundamental. A pesquisa utilizou como referencial teórico os documentos norteadores da educação básica no Brasil como PCNs, LDBs e BNCC e suas atualizações bem como autores que nos últimos anos tem buscado valorizar uma abordagem integrada dos conteúdos de diferentes disciplinas como Fazenda (1994, 2001), SANTOS (2013), MANTOVANI (2009) entre outros. A pesquisa deu-se de forma quali-quantitativa, através da análise do número de ocorrências da abordagem interdisciplinar dos conteúdos da disciplina de língua inglesa em conjunto com conteúdos das demais disciplinas ministradas nos anos finais do ensino fundamental. Observou-se que a obra analisada promoveu uma abordagem interdisciplinar com as disciplinas de Geografia, Artes, Educação Física e Língua Portuguesa.
Abstract: Interdisciplinary projects have been identified as desirable practices for the development of relevant knowledge for students as they bring content closer to their reality. From this perspective, this study analyzes the presence of the interdisciplinary approach in the foreign language textbook for the final years of elementary school. The work chosen for analysis was the textbook Beyond Words (2018) approved by the Plano Nacional do Livro Didático (PNDL), 2020. The work developed consisted of the analysis of the mentioned book with an emphasis on identifying the interdisciplinary approach between English content and other subjects present in elementary school. The research used as a theoretical framework the guiding documents of basic education in Brazil such as PCNs, LDBs and BNCC and their updates, as well as authors who in recent years have sought to value an integrated approach to the contents of different disciplines such as FAZENDA (1994, 2001), SANTOS (2013), MANTOVANI (2009) among others. The research took place in a qualitative and quantitative way, using the analysis of the number of occurrences of the interdisciplinary approach of the contents of the English language subject together with contents of the other subjects taught in the final years of elementary school. It was observed that the analyzed work promoted an interdisciplinary approach with the subjects of Geography, Arts, Physical Education and Portuguese Language
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78557
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9814884371091984
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_fmscelestino.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.