Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78543
Tipo: Dissertação
Título : Responsabilidade social do NUFACE/UFC e o alcance dos serviços prestados à comunidade
Autor : Moreira, Claudênia de Lima
Tutor: Moreira, Carlos Américo Leite
Palabras clave en portugués brasileño: Ação de extensão;Responsabilidade social;Controle e Estado
Palabras clave en inglés: Extension activity;Social responsibility;Control and State
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : MOREIRA, Claudênia de Lima. Responsabilidade social do NUFACE/UFC e o alcance dos serviços prestados à comunidade. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas ) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: No cenário de constantes mudanças e transformações pelos quais a sociedade tem passado ao longo das últimas décadas, o papel social das organizações públicas tem sido cada vez mais demandado, sobretudo o da Universidade, que tem se destacado por sua contribuição na superação de entraves sociais através das ações de extensão, um elo fundamental entre ensino e sociedade. Nesse sentido, as ações propostas pela Responsabilidade Social vêm propiciar uma discussão sobre o propósito das organizações na comunidade, podendo garantir que faça parte de um planejamento estratégico com vistas a gerar valores de sustentabilidade e éticos. Assim, o estudo versará sob o prisma da responsabilidade social do projeto Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE), uma ação de extensão da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que surgiu em meados de 1996, observando critérios sociais, ambientais, de controle e transparência. Registra-se que a pauta sobre avaliação de políticas públicas é recente e no Brasil surgiu em decorrência da Reforma do Estado com uma agenda neoliberal, cujo objetivo era voltado para princípios de livre mercado e privatizações com exigências externas, fomentadas por organismos internacionais através do Banco Mundial em troca de financiamento (RODRIGUES, 2008; ROBERTSON et al, 2012). Diante do exposto, com vistas a alcançar os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada será os pressupostos da avaliação em profundidade de Léa Rodrigues e da Avaliação de Conteúdo de Bardin (1977). Por conseguinte, apesar de a política proposta estar inserida em um universo em que predomina uma compreensão mais positivista, direcionada na maioria das vezes por parâmetros de eficiência e qualidade, busca-se contemplar o ambiente que envolve a ação de extensão e abordar com ênfase a dimensão social do projeto, sob a percepção dos sujeitos, fazendo o enlace entre teoria e contexto (GUSSI et al, 2019). Sem desconsiderar que a ação está inserida na educação superior e pública que é parte estratégica para o desenvolvimento social e econômico do país.
Abstract: In the context of constant changes and transformations that society has undergone over recent decades, the social role of public organizations has increasingly been demanded, especially that of the University, which has distinguished itself through its contribution to overcoming social barriers via extension activities— a fundamental link between education and society. In this sense, the actions proposed by Social Responsibility foster a discussion on the purpose of organizations within the community, potentially ensuring that it is part of a strategic plan aimed at generating sustainability and ethical values. Thus, the study will examine the social responsibility of the Facial Defects Core Project (NUFACE), an extension activity of the Faculty of Pharmacy, Dentistry, and Nursing (FFOE) at the Federal University of Ceará (UFC), which originated in mid-1996, observing social, environmental, control, and transparency criteria. It is noteworthy that the agenda for public policy evaluation is relatively recent in Brazil, emerging as a result of the State Reform with a neoliberal agenda, which focused on free market principles and privatizations with external demands, promoted by international organizations through the World Bank in exchange for funding (RODRIGUES, 2008; ROBERTIZON et al, 2012). Given this context, to achieve the research objectives, the methodology will employ the in-depth evaluation principles of Léa Rodrigues and the Content Analysis of Bardin (1977). Consequently, although the proposed policy is situated in a universe predominantly influenced by a positivist understanding, often directed by efficiency and quality parameters, the study aims to encompass the environment surrounding the extension activity and emphasize the social dimension of the project, from the perspective of the subjects, bridging theory and context (GUSSI et al, 2019). This does not disregard that the action is part of higher education and public service, which is strategically important for the social and economic development of the country.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78543
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3037417146392008
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6222392839472168
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_clmoreira.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.