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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rabelo, Josefa Jackline | - |
dc.contributor.author | Duarte, Elandia Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T12:32:46Z | - |
dc.date.available | 2024-10-16T12:32:46Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Elandia Ferreira. Bases marxianas para refletir o ensino de arte na escola: Lukács e Vigotski em debate. 2024. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78512 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bases marxianas para refletir o ensino de arte na escola: Lukács e Vigotski em debate | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Partindo de uma crítica materialista histórica-dialética da realidade humana, do fazer científico e da arte, esta tese empreende uma pesquisa a respeito da especificidade da educação estética e da sua relação com a escola, instituição que historicamente na sociedade de classes é responsável pela mediação e partilha do saber sistematizado entre os indivíduos. Tendo base no método marxiano de apreensão da realidade, no modo de produção como elemento basilar da formação humana do ser social, dos complexos sociais, como componentes determinantes da vida em sociedade, esta pesquisa se propõe a desvelar a relação entre escola e educação estética no atual momento do sistema capitalista e as suas múltiplas determinações, inquirindo as limitações e as brechas emancipadoras, da utilização da arte na escola. Para tanto, faz uso de três campos de estudos centrais para o debate, sendo eles: o método marxiano e suas implicações para arte; a arte e suas determinações gerais e sua relação com a realidade e formação humana; e por fim, o estudo se volta para a ponderação da educação estética, sua relação com as duas categorias apresentadas anteriormente e também com o espaço da educação escolar. O conjunto da presente investigação tem fundamentação central nas bases do materialismo histórico-dialético como um novo padrão teórico-prático do fazer científico, nos estudos sobre estética de Georg Lukács e na busca da construção de uma psicologia da arte marxista empreendida por Liev S. Vigotski. Por fim, este estudo defende que, apesar de não ser o espaço específico para realização de uma educação estética plena, a escola se coloca como local de contradição, dialeticidade e resistência entre os interesses da classe burguesa e da classe trabalhadora, sendo assim um espaço em que tais vivências têm possibilidades de acontecer, mesmo que a revelia do capital e de forma lacunar. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Partiendo de una crítica materialista histórica-dialéctica de la realidad humana, de la ciencia y del arte, esta tesis emprende una investigación sobre la especificidad de la educación estética y su relación con la escuela, institución que históricamente en la sociedad de clases es responsable de la mediación y compartición del saber sistematizado entre los individuos. Basada en el método marxiano de aprehensión de la realidad, en el modo de producción como elemento básico de la formación humana del ser social, y en los complejos sociales como componentes determinantes de la vida en sociedad, esta investigación propone desvelar la relación entre la escuela y la educación estética en el actual momento del sistema capitalista y sus múltiples determinaciones, preguntando las limitaciones y brechas emancipadoras del uso del arte en la escuela. Para ello, se vale de tres campos de estudio centrales para el debate: el método marxiano y sus implicaciones para el arte; el arte y sus determinaciones generales y su relación con la realidad y la formación humana; y finalmente, el estudio se centra la ponderacion de la educación estética, su relación con las dos categorías presentadas anteriormente y también con el espacio de la educación escolar. El conjunto de la presente investigación tiene como base fundamental el materialismo histórico-dialéctico como un nuevo estándar teórico-práctico en el hacer científico, así como los estudios sobre estética de Georg Lukács y la búsqueda de la construcción de una psicología del arte marxista emprendida por Liev S. Vigotski. Finalmente, este estudio sostiene que, aunque no sea el espacio específico para llevar a cabo una educación estética completa, la escuela se presenta como un lugar de contradicción, dialéctica y resistencia entre los intereses de la clase burguesa y la clase trabajadora, siendo así un espacio donde tales experiencias tienen la posibilidad de ocurrir, incluso en contra del capital y de manera fragmentaria. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação estética | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Georg Lukács | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Liev. S. Vigotski | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Arte | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Marxismo | pt_BR |
dc.subject.es | Educación estética | pt_BR |
dc.subject.es | Arte | pt_BR |
dc.subject.es | Marxismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4131033067848251 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 | pt_BR |
local.date.available | 2024-10-16 | - |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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