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dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorMesquita, Elizangela Silva-
dc.date.accessioned2024-10-15T15:05:28Z-
dc.date.available2024-10-15T15:05:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMESQUITA, Elizangela Silva. ““Tia, deixa eu escrever!”: os usos da linguagem escrita por crianças pequenas no cotidiano de um centro de educação infantil do município de Fortaleza. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78490-
dc.description.abstractThe work presents the existence of a conjuncture of teacher and primary school of the 19th-20th centuries corresponding to the north-eastern region, in the Brazilian educational scenario. This conjuncture is formed by the constitution of "literary images", identified by means of a readability resource used for the systematic investigation of the main source, the literary work "Infância" (1945) by Graciliano Ramos (1892 - 1953). The analyses were carried out from a hermeneutic perspective with a theoretical foundation anchored in the ideas of Paul Ricoeur (1913-2005), and supported by epistemological instruments related to the theoretical positioning of historical studies based on Cultural History and its perspectives, crossed by the proposals of Jacques Le Goff (1990), in the New History; Roger Chartier (2002), in the New Cultural History; and Carlo Guinzburg (1989), in Microhistory. The methodological approach to the source, in addition to using the bibliographical method, was guided by the historical method in convergence with the evolution of knowledge in the historiographical aspect, which occurred by the way the question is addressed, according to Luca (2020). The survey and historical critique of the data were scrutinised using comparative criteria with the educational proposals of the European pedagogues Johann Pestalozzi (1746-1827) and Friedich Froebel (1782-1852). The constitution of the literary images revealed an educational scenario of the 19th-20th centuries, both in its contributions that provoked criticism and reflection, and in the development of interpretations with historical-educational backing and new questions and elucidations regarding the field of History and Memory of Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Tia, deixa eu escrever!”: os usos da linguagem escrita por crianças pequenas no cotidiano de um centro de educação infantil do município de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa deteve-se a investigar os usos da linguagem escrita por crianças pequenas, considerando as situações criadas por elas próprias no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Fortaleza-CE, com o intento, mais especificamente, de identificar, na instituição educativa, o uso da escrita em situações criadas pelas próprias crianças com idade entre 5 e 6 anos e analisar o sentido atribuído por elas aos usos da escrita nas vivências possibilitadas pela instituição educativa. Para tanto, este estudo fundamentou-se na Teoria Histórico-Cultural (Vigotsky, 2007, 2008, 2014), visto que a linguagem escrita é um artefato da cultura elaborado pela humanidade; na perspectiva discursiva (Smolka, 2012, 2017, 2019, 2023), pois que a escrita é um objeto de conhecimento constitutivo das relações sociais e do diálogo entre as crianças e entre estas e os adultos; e na escuta ativa das crianças pequenas (Cruz, 2008, 2010; Friedmann 2020; Rinaldi, 2012), dado que esta é uma prática permanente para o estranhamento e conhecimento dos interesses das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Gil, 2021; Minayo et al., 2016) com elementos da etnografia (Lüdke; André, 2018), ancorada na análise textual discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016) como meio técnico para a investigação. Como procedimentos na construção do corpus, utilizou-se a observação participante (Gil, 2021; Minayo et al., 2016), a técnica da História para Completar (Cruz, 2006) e a Roda de Conversa (Freire, 2007; Girão (2022). Para registro do corpus, adotaram-se o diário de campo, as gravações de áudio e vídeo (Minayo et al., 2016) e as fotografias (Bogdan; Bikler, 1994). A análise do corpus revelou que os usos da linguagem escrita pelas crianças, constitutivos das interações e interlocuções entre elas e entre elas e os adultos, as mobilizaram a criar seus próprios textos (cartas, escrita do nome de familiares, jogadores), fosse narrando para que um adulto escrevesse textos condizentes com seus interesses e suas necessidades, fosse por meio de uma escrita produzida por elas mesmas. Nos usos da escrita, as crianças demonstraram autoconfiança e curiosidade acerca da função e do funcionamento dessa linguagem. Além disso, evidenciou-se que as propostas de atividades relacionadas à escrita que despertaram a curiosidade das crianças e valorizavam suas ideias foram consideradas por elas como as mais eficazes. No entanto, as crianças também indicaram que algumas propostas eram enfadonhas, desestimulantes e fisicamente cansativas. Por meio de suas vozes, as crianças pequenas anunciaram seus interesses nos usos da escrita e denunciaram as atividades que as afastavam da relação com essa linguagem.pt_BR
dc.subject.ptbrLinguagem escritapt_BR
dc.subject.ptbrEscutapt_BR
dc.subject.ptbrCriançapt_BR
dc.subject.ptbrPré-escolapt_BR
dc.subject.enWritten languagept_BR
dc.subject.enListeningpt_BR
dc.subject.enChildpt_BR
dc.subject.enPreschoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4664182070990921pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3072347002192936pt_BR
local.date.available2024-10-15-
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