Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7847
Type: Dissertação
Title: Entre letras e músicas: experiências juvenis em radioescolas de Fortaleza
Title in English: Between letters and music: youth experiences in radio-schools of Fortaleza
Authors: Campos, Tarciana de Queiroz Mendes
Advisor: Barbalho, Alexandre Almeida
Keywords: Radio-schools;Youth;Radiodifusão educativa - Fortaleza (CE);Rádio na educação - Fortaleza (CE);Juventude - Fortaleza (CE);Cidadania - Fortaleza (CE)
Issue Date: 2011
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: CAMPOS, Tarciana de Queiroz Mendes. Entre letras e músicas: Experiências juvenis em radioescolas de Fortaleza. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa realiza um estudo sobre a atuação cotidiana de estudantes de instituições públicas de ensino básico de Fortaleza em produções radiofônicas e em radioescolas. Dessa maneira, apresenta como objetivo central analisar as experiências e práticas juvenis nos processos de produção, circulação de conteúdos e gestão de radioescolas na rede pública municipal de ensino, tendo como perspectiva investigar exercícios de cidadania que partem desses processos. Como forma de empreender esta análise, o estudo opta pela pesquisa participante como metodologia. Entre os principais procedimentos metodológicos estão a realização de rodas de conversa com quinze estudantes e a escuta coletiva de programas produzidos pelos jovens. Os procedimentos secundários de pesquisa consistem, além de análise documental, em visitas para observação do cotidiano escolar com enfoque nas práticas dos estudantes em torno das radioescolas e produções radiofônicas. A investigação prima por articular análises teóricas sobre juventude e cidadania às percepções empíricas dos estudantes, compartilhadas nas rodas. Assim, o estudo permite a abordagem das seguintes questões: os sujeitos da pesquisa reconhecem a si mesmos como jovens? Sob que aspectos pensam a cidadania em seu cotidiano? A análise dessas questões ao longo dos processos cotidianos de quatro radioescolas em Fortaleza, somada aos relatos dos estudantes, possibilita a distinção de quatro tipos de processo: aqueles com forte intervenção de professores, outros com destaque para a atuação de estudantes, aqueles caracterizados pela mediação de uma ONG e, ainda, outros marcados pelo não funcionamento das rádios. Observar cada um desses cenários com base nas discussões teóricas empreendidas por Bourdieu (1983, 1998, 2000), Margulis e Urresti (2000), Mouffe (1992, 2001), entre outros autores, conduz à percepção de que os processos comunicativos envolvem interlocutores em uma complexa trama cultural favorável à existência de conflitos, mas também de negociações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7847
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011-DIS-TQMCAMPOS.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.