Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia Júnior, Edmilson Alves-
dc.contributor.authorBraun, Beatriz Greenhalgh de Melo-
dc.date.accessioned2024-10-14T16:07:50Z-
dc.date.available2024-10-14T16:07:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBRAUN, Beatriz Greenhalgh de Melo. “Eu vou seguir cantarolando pra poder contra-atacar”: videoclipes do baianasystem e o ensino de História do Brasil em representações anticoloniais. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78478-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Eu vou seguir cantarolando pra poder contra-atacar”: videoclipes do baianasystem e o ensino de História do Brasil em representações anticoloniaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa-ação em Ensino de História buscou trabalhar com videoclipes da banda BaianaSystem destacando, em sua linguagem artística e narrativa, agências afrobrasileiras e indígenas contestatórias à lógica colonial e as suas reminiscências na contemporaneidade. As experiências desenvolvidas em turmas de duas escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Fortaleza (SME) e uma escola do Ensino Médio da rede pública estadual (SEDUC-CE), buscaram a construção do entendimento da produção da banda inserida em um contexto de música afrodiaspórica, realizada por sujeitos que se localizam no tempo e no espaço, no que esses lugares dialogam com a arte que produzem. Com os clipes de música, foram trazidas para reflexão e ação em sala de aula, juntamente às/aos estudantes, questões próprias de nossa história enquanto país colonizado e pertencente à periferia do mundo, entendendo-a de maneira relacional a outras experiências no mundo a partir da Modernidade. Para tanto, entram em conversa as ideias de autoras/es como Achille Mbembe, Beatriz Nascimento, bell hooks, Gersem Baniwa, Grada Kilomba, Lélia González, Paulo Freire e Frantz Fanon. Neste percurso, destaca-se a importância da efetivação nas escolas brasileiras das Leis 10.639/03 e 11.645/08, em escuta e articulação com as pautas dos movimentos negros e indígenas, fazendo um breve apanhado de avanços e desafios trazidos por educadoras/es pesquisadoras/es. O videoclipe, nesta investigação, é visto como documento, produção artística e recurso pedagógico, sendo um produto da contemporaneidade que dialoga com temporalidades outras. Ao trabalhar pelo entendimento de suas especificidades enquanto linguagem, é buscada, por fim, a articulação do ensino-aprendizagem de História com a sensibilização através da arte que possa levar a uma compreensão crítica de mundo e dos lugares que nele ocupamos, educadoras/es e educandas/os, em uma sociedade atravessada pelo racismo enquanto mecanismo de exploração e opressão que deve ser cotidianamente combatido. Os resultados obtidos no percurso de investigação docente são analisados a partir das vivências em aulas-oficina para o Ensino Fundamental nas escolas municipais Professora Maria José Macario Coelho e Raimundo Soares de Sousa em 2022 e 2023 e na culminância da eletiva "Memória e cultura afrobrasileira e indígena" ministrada em 2023 para duas turmas de 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Justiniano de Serpa.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación-acción en la Enseñanza de la Historia buscó trabajar con vídeos musicales de la banda BaianaSystem destacando, en su lenguaje artístico y arrativo, agencias afrobrasileñas e indígenas que cuestionan la lógica colonial y sus reminiscencias en la época contemporánea. Las experiencias desarrolladas en clases de dos escuelas primarias de la red pública municipal de Fortaleza (SME) y de una escuela secundaria de la red pública estatal (SEDUC-CE), buscaron construir una comprensión de la producción de la banda en un contexto de música afrodiaspórica. realizadas por sujetos que se ubican en el tiempo y el espacio, cuyos lugares dialogan con el arte que producen. Los clips musicales llevaron a la reflexión y a la acción en el aula, junto com los estudiantes, acerca de cuestiones propias de nuestra historia como país colonizado y perteneciente a la periferia del mundo, entendiéndola de forma relacional con otras experiencias en el mundo a partir de la Modernidad. Para ello, entran en conversación las ideas de autores como Achille Mbembe, Beatriz Nascimento, bell hooks, Gersem Baniwa, Grada Kilomba, Lélia González, Paulo Freire y Frantz Fanon. En este recorrido, se destaca la importancia de implementar las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 em las escuelas brasileñas, escuchando y articulando las agendas de los movimientos negros e indígenas, haciendo un breve panorama de los avances y desafíos traídos por los educadores/investigadores. El video musical, en esta investigación, es visto como um documento, producción artística y recurso pedagógico, siendo un producto de la contemporaneidad que dialoga con otras temporalidades. Trabajando para compreender sus especificidades como lenguaje, buscamos, finalmente, la articulación de la enseñanza-aprendizaje de la Historia con una conciencia a través del arte que pueda conducir a una comprensión crítica del mundo y de los lugares que ocupamos en él, educadores y estudiantes. en una sociedad permeada por el racismo como mecanismo de explotación y opresión que debe ser combatido diariamente. Los resultados obtenidos em el recorrido docente-investigador se analizan a partir de experiencias en las clases-taller en las escuelas municipales Profesora Maria José Macario Coelho y Raimundo Soares de Sousa en 2022 y 2023 y en la culminación de la electiva "Memoria y cultura afrobrasileña e indígena" impartido en 2023 a dos turmas de 2º grado de secundaria del Colégio Estadual Justiniano de Serpa.pt_BR
dc.title.en"I'll keep humming so i can count again": baianasystem video clips and brazilian history teaching in anti-colonial representationspt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.ptbrVideoclipespt_BR
dc.subject.ptbrMúsica afrodiaspóricapt_BR
dc.subject.ptbrBaianasystempt_BR
dc.subject.ptbrRepresentações anticoloniaispt_BR
dc.subject.esEnseño de la Históriapt_BR
dc.subject.esVideoclipspt_BR
dc.subject.esMúsica afrodiaspóricapt_BR
dc.subject.esRepresentaciones anticolonialespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4795589661117399pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8712452174688333pt_BR
local.date.available2024-10-14-
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática - Dissertação.pdf680,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2024_dis_bgmbraun.pdf13,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.