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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maia Júnior, Edmilson Alves | - |
dc.contributor.author | Braun, Beatriz Greenhalgh de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T16:07:50Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T16:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | BRAUN, Beatriz Greenhalgh de Melo. “Eu vou seguir cantarolando pra poder contra-atacar”: videoclipes do baianasystem e o ensino de História do Brasil em representações anticoloniais. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78478 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Eu vou seguir cantarolando pra poder contra-atacar”: videoclipes do baianasystem e o ensino de História do Brasil em representações anticoloniais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa-ação em Ensino de História buscou trabalhar com videoclipes da banda BaianaSystem destacando, em sua linguagem artística e narrativa, agências afrobrasileiras e indígenas contestatórias à lógica colonial e as suas reminiscências na contemporaneidade. As experiências desenvolvidas em turmas de duas escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Fortaleza (SME) e uma escola do Ensino Médio da rede pública estadual (SEDUC-CE), buscaram a construção do entendimento da produção da banda inserida em um contexto de música afrodiaspórica, realizada por sujeitos que se localizam no tempo e no espaço, no que esses lugares dialogam com a arte que produzem. Com os clipes de música, foram trazidas para reflexão e ação em sala de aula, juntamente às/aos estudantes, questões próprias de nossa história enquanto país colonizado e pertencente à periferia do mundo, entendendo-a de maneira relacional a outras experiências no mundo a partir da Modernidade. Para tanto, entram em conversa as ideias de autoras/es como Achille Mbembe, Beatriz Nascimento, bell hooks, Gersem Baniwa, Grada Kilomba, Lélia González, Paulo Freire e Frantz Fanon. Neste percurso, destaca-se a importância da efetivação nas escolas brasileiras das Leis 10.639/03 e 11.645/08, em escuta e articulação com as pautas dos movimentos negros e indígenas, fazendo um breve apanhado de avanços e desafios trazidos por educadoras/es pesquisadoras/es. O videoclipe, nesta investigação, é visto como documento, produção artística e recurso pedagógico, sendo um produto da contemporaneidade que dialoga com temporalidades outras. Ao trabalhar pelo entendimento de suas especificidades enquanto linguagem, é buscada, por fim, a articulação do ensino-aprendizagem de História com a sensibilização através da arte que possa levar a uma compreensão crítica de mundo e dos lugares que nele ocupamos, educadoras/es e educandas/os, em uma sociedade atravessada pelo racismo enquanto mecanismo de exploração e opressão que deve ser cotidianamente combatido. Os resultados obtidos no percurso de investigação docente são analisados a partir das vivências em aulas-oficina para o Ensino Fundamental nas escolas municipais Professora Maria José Macario Coelho e Raimundo Soares de Sousa em 2022 e 2023 e na culminância da eletiva "Memória e cultura afrobrasileira e indígena" ministrada em 2023 para duas turmas de 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Justiniano de Serpa. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Esta investigación-acción en la Enseñanza de la Historia buscó trabajar con vídeos musicales de la banda BaianaSystem destacando, en su lenguaje artístico y arrativo, agencias afrobrasileñas e indígenas que cuestionan la lógica colonial y sus reminiscencias en la época contemporánea. Las experiencias desarrolladas en clases de dos escuelas primarias de la red pública municipal de Fortaleza (SME) y de una escuela secundaria de la red pública estatal (SEDUC-CE), buscaron construir una comprensión de la producción de la banda en un contexto de música afrodiaspórica. realizadas por sujetos que se ubican en el tiempo y el espacio, cuyos lugares dialogan con el arte que producen. Los clips musicales llevaron a la reflexión y a la acción en el aula, junto com los estudiantes, acerca de cuestiones propias de nuestra historia como país colonizado y perteneciente a la periferia del mundo, entendiéndola de forma relacional con otras experiencias en el mundo a partir de la Modernidad. Para ello, entran en conversación las ideas de autores como Achille Mbembe, Beatriz Nascimento, bell hooks, Gersem Baniwa, Grada Kilomba, Lélia González, Paulo Freire y Frantz Fanon. En este recorrido, se destaca la importancia de implementar las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 em las escuelas brasileñas, escuchando y articulando las agendas de los movimientos negros e indígenas, haciendo un breve panorama de los avances y desafíos traídos por los educadores/investigadores. El video musical, en esta investigación, es visto como um documento, producción artística y recurso pedagógico, siendo un producto de la contemporaneidad que dialoga con otras temporalidades. Trabajando para compreender sus especificidades como lenguaje, buscamos, finalmente, la articulación de la enseñanza-aprendizaje de la Historia con una conciencia a través del arte que pueda conducir a una comprensión crítica del mundo y de los lugares que ocupamos en él, educadores y estudiantes. en una sociedad permeada por el racismo como mecanismo de explotación y opresión que debe ser combatido diariamente. Los resultados obtenidos em el recorrido docente-investigador se analizan a partir de experiencias en las clases-taller en las escuelas municipales Profesora Maria José Macario Coelho y Raimundo Soares de Sousa en 2022 y 2023 y en la culminación de la electiva "Memoria y cultura afrobrasileña e indígena" impartido en 2023 a dos turmas de 2º grado de secundaria del Colégio Estadual Justiniano de Serpa. | pt_BR |
dc.title.en | "I'll keep humming so i can count again": baianasystem video clips and brazilian history teaching in anti-colonial representations | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Videoclipes | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Música afrodiaspórica | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Baianasystem | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Representações anticoloniais | pt_BR |
dc.subject.es | Enseño de la História | pt_BR |
dc.subject.es | Videoclips | pt_BR |
dc.subject.es | Música afrodiaspórica | pt_BR |
dc.subject.es | Representaciones anticoloniales | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4795589661117399 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8712452174688333 | pt_BR |
local.date.available | 2024-10-14 | - |
Aparece nas coleções: | PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sequência didática - Dissertação.pdf | 680,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2024_dis_bgmbraun.pdf | 13,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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