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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78437
Type: | TCC |
Title: | Aplicação do algoritmo genético de chaves aleatórias viciadas nos jogos Settlers of Catan e Terra Mystica para geração dos tabuleiros de forma balanceada |
Authors: | Mendes Filho, Francisco Eudes |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Balanceamento;Settlers of Catan;Terra Mystica |
Issue Date: | 2023 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O balanceamento é uma questão importante nos mais diversos tipos de jogos, sejam eles ele- trônicos ou físicos, estando diretamente relacionado à qualidade do produto por ser capaz de interferir na dificuldade e jogabilidade, podendo assim impactar nas experiências dos jogadores, de forma positiva ou negativa. Contudo, realizar esse balanceamento não é uma tarefa fácil, pois está diretamente atrelada a fatores específicos que variam de jogo para jogo. Além disso, poucos são os estudos das aplicações de técnicas de balanceamento para jogos de tabuleiro. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de um algoritmo genético de chaves aleatórias viciadas (BRKGA) na geração de um melhor balanceamento dos mapas dos jogos Settlers of Catan e Terra Mystica, contribuindo com os problemas existentes de balanceamento dos tabuleiros de ambos os jogos. Além disso, expandir conteúdos de pesquisas da aplicação de IA em jogos de tabuleiro. Os testes serão realizados por meio da execução do algoritmo utilizando o maior número satisfazível de restrições de cada jogo, de modo a quebrar o menor número possível dessas restrições. No final, os resultados obtidos pelos testes serão comparados com os resultados obtidos por outro método a fim de analisar o desempenho do algoritmo no problema. |
Abstract: | Game Balancing is an essential factor in the most diverse types of games, whether electronic or physical, being directly related to the quality of the product by being able to interfere in the difficulty and playability, thus impacting the players’ experiences positively or negatively. However, achieving this balance is not easy because it is directly linked to specific factors that differ from game to game. Furthermore, there are few studies on balancing techniques for board games. In this context, this paper aims to analyze the performance of a biased random key genetic algorithm (BRKGA) in generating better map balancing for Settlers of Catan and Terra Mystica games, contributing to the existing board balancing problems of both games. Also, expand research contents on the application of AI in board games. The tests will be performed by running the algorithm using as many satisfiable constraints of each game as possible to break a few of these constraints. In the end, the results will be compared with the resultus of previous metods. In the end, the results obtained by the tests will be compared with the results obtained by another method in order to analyze the performance of the algorithm in the problem. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78437 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
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