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Tipo: Tese
Título: As várias faces de um ser mútiplo: construções e apropriações da mulher e autora Florbela espanca (1930-1985)
Autor(es): Farias, Priscilla Freitas de
Orientador: Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave em português: Florbela Espanca;Suicídio;Gênero;Construção autoral
Palavras-chave em inglês: Suicide;Gender;Authoral construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Data do documento: 2023
Citação: FARIAS, Priscilla Freitas de. As várias faces de um ser mútiplo: construções e apropriações da mulher e autora Florbela espanca (1930-1985). 2023. 260 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação de História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O fascínio que a vida e, sobretudo, o suicídio de Florbela Espanca exerceram sobre as análises da sua obra contribuíram não só para a criação de “mitos”, mas para a própria construção da poeta enquanto autora, tornando-a uma das mais célebres poetas portuguesa do século XX. Ao longo dos vários estudos críticos produzidos acerca da poeta, milhares de “Florbelas” nasceram e morreram sob diferentes perspectivas e representações. Neste trabalho, portanto, não pretendo responder às problemáticas dos estudos do mundo crítico florbeliano, muito menos explicar o inexplicável — o suicídio. Meu objetivo é trabalhar a invenção autoral de Florbela Espanca. Dessa forma, a análise deste trabalho pretende percorrer os discursos de artigos de jornais, revistas, críticas literárias e biografias sobre a autora após o suicídio. Para isso, o recorte temporal situa-se de 1930 até 1984, isto é, do suicídio de Florbela Espanca até a descoberta do restante do espólio da obra de Florbela Espanca e, por fim, a publicação em Obras Completas pelo empresário Rui Guedes. Assim, partindo do pressuposto teórico de Michel Foucault (2015), proponho fazer reflexões sobre a construção autoral da poeta, problematizando a relação do suicídio e do lugar de mulher na sociedade portuguesa no início do século XX. Busco analisar os vários discursos que moldaram a imagem autoral de Florbela Espanca ao longo do século XX, desde o discurso romântico, conservador e moralista da política salazarista, bem como o regionalista e de gênero.
Abstract: The fascination that Florbela Espanca's life and, above all, her suicide exerted on the analyzes of her work, contributed not only to the creation of "myths", but to the very construction of the poet as an author, making her one of the most famous Portuguese poets of the 20th century. Throughout the various critical studies produced about the poet, thousands of “Florbelas” were born and died under different perspectives and representations. In this work, therefore, I do not intend to respond to the problems of Florbelian critical world studies, much less explain the inexplicable — suicide. My objective is to work on the authorial invention of Florbela Espanca. In this way, the analysis of this work intends to go through the speeches of articles in newspapers, magazines, literary reviews and biographies about the author after the suicide. For this, the time frame ranges from 1930 to 1984, that is, from Florbela Espanca's suicide to the discovery of the rest of Florbela Espanca's work and, finally, the publication in Complete Works by businessman Rui Guedes. Thus, based on the theoretical assumption of Michel Foucault (2015), I propose to reflect on the authorial construction of the poet, problematizing the relationship between suicide and the place of women in Portuguese society in the early twentieth century, as well as analyzing the various discourses that shaped the authorial image of Florbela Espanca throughout the 20th century, from the romantic, conservative and moralist discourse to salazarist, regionalist and gender politics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78428
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3352700644016481
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0673001612414612
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Teses defendidas na UFC

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