Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.contributor.authorCastro, Esterlandia Souza-
dc.date.accessioned2024-10-08T13:10:45Z-
dc.date.available2024-10-08T13:10:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCASTRO, Esterlandia Souza. As bonitezas e os desafios de uma educação física pautada nos princípios de Paulo Freire: uma experiência autoetnográfica de uma professora nos primeiros anos de docência. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78421-
dc.description.abstractThis work emerged from the commitment and understanding that the renewal of teaching and pedagogical practices was an urgent action in schools, and that it needed to be guided by critical and problematizing references. It proposes an approximation between Paulo Freire's Principles and school Physical Education, in an attempt to show paths for Physical Education based on a contextualized, problematizing, dialogical and loving teaching practice. This is a study with a qualitative bias, in which, through autoethnography, I seek to narrate, feel and understand the paths that brought me closer to Paulo Freire and shaped the teacher I am today. And also highlight the main challenges and possibilities found in the training and teaching path, which were necessary to develop teaching practices based on some of Paulo Freire's principles in Physical Education classes. To do this, I initially describe my life story, my training and my encounter with Paulo Freire and the transformations he provoked in me and how this affects my pedagogical practice and that of students. I also describe the classes that were successful within the teaching proposal and also the fruits that I have been reaping in following a path that seeks a liberating education during the last four years (2021-2024), in schools in the city of Fortaleza- Ceará. I finish by analyzing and reflecting on myself, on my role as an educator and the fruits that I have been reaping, with the learning groups, in believing in a teaching practice based on Freire's principles and hopeful that there is still a lot of power to be developed on the teaching floor. school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs bonitezas e os desafios de uma educação física pautada nos princípios de Paulo Freire: uma experiência autoetnográfica de uma professora nos primeiros anos de docênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho emergiu do comprometimento e da compreensão de que a renovação do ensino e das práticas pedagógicas se configurava como uma ação urgente nas escolas e que precisava ser pautada com referenciais críticos e problematizadores. Propõe uma aproximação entre os Princípios de Paulo Freire e a Educação Física escolar, em uma tentativa de mostrar caminhos para uma Educação Física pautada em uma prática de ensino contextualizada, problematizadora, dialógica e amorosa. Trata-se de um estudo com viés qualitativo, em que, através de uma autoetnografia, busco narrar, sentir e compreender os caminhos que me aproximaram de Paulo Freire e moldaram a professora que sou hoje. Além de ainda sinalizar os principais desafios e possibilidades encontrados no percurso formativo e docente, que foram necessários para desenvolver a prática de ensino pautada em alguns princípios de Paulo Freire nas aulas de Educação Física. Para isso, descrevo inicialmente sobre a minha história de vida, sobre a minha formação e meu encontro com Paulo Freire e sobre as transformações que ele provocou em mim e como isso afeta minha prática pedagógica e as estudantes e os estudantes. Descrevo ainda, as aulas que tiveram êxito dentro da proposta de ensino, bem como os frutos que venho colhendo ao trilhar um caminho rumo a uma educação libertadora, durante os quatro últimos anos (2021-2024), em escolas do município de Fortaleza- Ceará. Finalizo analisando e refletindo sobre mim, sobre meu papel como educadora e os frutos das quais venho colhendo com os grupos aprendentes, em acreditar em uma prática de ensino pautada nos princípios de Freire e esperançosa que ainda exista muita potência para ser desenvolvida no chão da escola.pt_BR
dc.subject.ptbrPrincípios Freireanospt_BR
dc.subject.ptbrAutoetnografiapt_BR
dc.subject.ptbrEducação Física escolarpt_BR
dc.subject.enFreirean Principlespt_BR
dc.subject.enAutoethnographypt_BR
dc.subject.enSchool physical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4260302010667500pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264pt_BR
local.date.available2024-10-08-
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_escastro.pdf12,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.