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Tipo: Dissertação
Título : Concepções de leitura no material didático de inglês língua estrangeira para crianças de 8 a 10 anos: um estudo de caso
Autor : Vasconcelos, Karla Luíza Cordeiro de
Tutor: Serafim, Mônica Souza
Palabras clave en portugués brasileño: Concepções de leitura;Material didático;Inglês língua estrangeira
Palabras clave en inglés: Reading conceptions;English textbooks;English as a foreign language
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Fecha de publicación : 2024
Citación : VASCONCELOS, Karla Luiza Cordeiro de. Concepções de leitura no material didático de inglês língua estrangeira para crianças de 8 a 10 anos: um estudo de caso. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Como cada vez mais cedo está se iniciando o acesso a crianças ao inglês língua estrangeira, a ascensão do bilinguismo e nossa experiência lecionando inglês para crianças, surgiu o interesse em pesquisar a habilidade leitura em inglês para crianças recém alfabetizadas em português língua materna. Este trabalho, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, tem como objetivo analisar as concepções de leitura em um material didático de um curso de inglês destinado a crianças, localizado na cidade de Fortaleza. O público alvo desse material são alunos recém-alfabetizados em sua língua materna, com idades entre 8 e 10 anos. Os alunos estudam 1 ano com esse material e o foco dessa pesquisa é o livro Student's Book, usado em sala de aula. Como pressupostos teóricos, basear-nos-emos, principalmente, nas concepções de leitura conforme descritas por Cassany (2006). Além disso, foram examinadas as definições de leitura propostas por diversos pesquisadores, bem como a situação do ensino de línguas estrangeiras no Brasil e a utilização de materiais didáticos específicos para esse fim. O trabalho também enfatiza a importância dos gêneros textuais e do material didático no contexto das aulas. a leitura na perspectiva da língua estrangeira, baseando-nos em Kleiman (2004) e Alliende e Condemarín (2005); as definições de gênero sob a ótica de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008); as definições de material didático e o ensino de inglês como língua estrangeira estudadas por Tilio (2009). O modelo metodológico adotado é predominantemente qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e uma abordagem descritivo-interpretativa para analisar os dados coletados. Como resultados, destacamos a Concepção Linguística como predominante e ainda que o material didático trabalha a leitura utilizando gêneros textuais variados. Constatamos também que mesmo que não contenham todos os elementos que caracterizam um determinado gênero, os textos atendem às necessidades da faixa etária dos alunos que utilizam o livro usado como base desta pesquisa.
Abstract: As Brazilian children are being introduced to English as a Foreign Language (EFL) at increasingly younger ages, along with the rise of bilingualism and our experience teaching English to children, we became interested in researching the reading skills in English of children who have recently become literate in their native language, Portuguese. This paper, within the perspective of Applied Linguistics, aims to analyze the underlying reading conceptions of an English textbook for children used in an English Language School in Fortaleza, Brazil. The target audience of this material is students newly literate in their native language, aged between 8 and 10 years old. The students have used this material for one year, and this research focuses on the Student's Book used in the classroom. As for the theoretical framework, we mainly relied on the reading conceptions described by Cassany (2006). Additionally, we examined the definitions of reading proposed by various researchers, the situation of foreign language teaching in Brazil, and the use of specific textbooks for this purpose. This research also emphasizes the importance of textual genres and textbooks in the context of the classes; the reading perspective of the foreign language, based on Kleiman (2000) and Alliende and Condemarín (2005); the definitions of genre from the viewpoint of Bakhtin (2003) and Marcuschi (2008); the definitions of textbooks and the perspectives on EFL teaching presented by Tilio (2009). The methodological model adopted for this paper is predominantly qualitative, involving bibliographic research and a descriptive-interpretative approach to analyze the collected data. As a result, we have learned that the predominant reading conception underlying the aforementioned textbook is the linguistic one and that this textbook uses various textual genres within the reading activities. We also found that, even though they do not contain all the elements that characterize a particular genre, the texts meet the needs of the age group of the students who use the textbook under study.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78412
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0000-7498-3802
Lattes del autor: https://lattes.cnpq.br/4246562790672761
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/31372284100378
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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