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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78381
Type: | Tese |
Title: | Por uma teoria crítica da cisgeneridade: enquadramentos e rupturas do olhar no documentário brasileiro |
Title in English: | For a critical theory of cisgenerity: frames and ruptures of the look in brazilian documentaries |
Authors: | Soares, Aline Rebouças Azevedo |
Advisor: | Lima, Aluísio Ferreira de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Psicologia social crítica;Cisgeneridade;Imagem;Narrativa |
Keywords in English : | Critical social psychology;Cisgenderity;Image;Narrative |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | SOARES, Aline Rebouças Azevedo. Por uma teoria crítica da cisgeneridade: enquadramentos e rupturas do olhar no documentário brasileiro. 2024. 338 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa estuda o atravessamento estético da cisgeneridade no documentário brasileiro, com base nas análises de cinco obras constituintes do corpus: Kátia, o filme (2012), O voo da beleza (2012), Meu corpo é político (2017), Bixa Travesty (2018) e Lembro mais dos corvos (2018). Cada uma delas traz uma ou mais narrativas biográficas de pessoas trans. A seleção considerou o ano de lançamento da obra (de 2010 em diante) e o envolvimento de pessoas trans na produção. Parti de uma reflexão do cenário sociopolítico contemporâneo do Brasil com base em autores da Psicologia Social Crítica, na qual foi possível observar posicionamentos de intolerância com a diversidade de gênero e outros grupos sociais considerados minoritários, além de “flertes” com modos autoritários de gestão pública, especialmente após as eleições presidenciais de 2018. Trabalho com o termo cisgeneridade de acordo com Viviane Simakawa, que, para além da identificação de si com o gênero designado ao nascimento, afirma tratar-se de um conceito formado por compreensões socioculturais ocidentalizadas de gênero, que são disseminadas e perpetuadas como naturais e biológicas. Para a autora, a cisgeneridade precisa ser pensada como uma prática que atravessa e relaciona projetos coloniais de gênero e projetos racistas modernos. A metodologia é norteada pelo primado do objeto segundo Adorno, e articula análise imanente do discurso, análise fílmica, conceitos de constelação de Walter Benjamin, e com a concepção de montagem, segundo Aby Warburg. As análises indicaram potencial emancipatório nessas obras e algumas escolhas estéticas que podem ser consideradas subversivas aos modos clássicos de filmagem. Por outro lado, a participação majoritária de pessoas cis nessas produções aponta para o atravessamento da cisgeneridade na construção do olhar, que vem sendo evidenciado também na própria forma fílmica de cada um desses documentários. Acredito que reflexões sobre os atravessamentos da cisgeneridade na construção do olhar – a partir do olhar da câmera –, assim como a elaboração de um percurso metodológico voltado a análises de produções audiovisuais poderão contribuir com pesquisas em Psicologia Social Crítica e áreas afins que trabalhem com corpus desse tipo. Podem, ainda, apontar a urgência de elaboração e discussão de uma teoria crítica brasileira da cisgeneridade e, em consequência, das possibilidades outras de produção do olhar. |
Abstract: | The research studies the aesthetic intersection of cisgenderity in Brazilian documentaries, based on the analysis of five works that make up the corpus: Katia, o filme (2012), O voo da beleza (2012), Meu corpo é politico (2017), Bixa Travesty (2018) and Lembro mais dos corvos (2018). Each of them features one or more biographical narratives of trans people. The selection especially the year of release of the work (from 2010 onwards) and the involvement of trans people in the production. I started from a reflection on the contemporary sociopolitical scenario in Brazil based on authors from Critical Social Psychology, in which it was possible to observe positions of intolerance towards gender diversity and other social groups considered minorities, in addition to “flirtations” with authoritarian modes of public management , especially after the 2018 presidential elections. I work with the term cisgenderness according to Viviane Simakawa, who, in addition to identifying oneself with the gender assigned at birth, states that it is a concept formed by Westernized sociocultural understandings of gender, which are disseminated and perpetuated as natural and biological. For the author, cisgenderness needs to be thought of as a practice that crosses and relates colonial gender projects and modern racist projects. The methodology is guided by the primacy of the object according to Adorno, and articulates immanent discourse analysis, film analysis, Walter Benjamin's concepts of constellation, and the conception of montage-gem, according to Aby Warburg. The analyzes indicated emancipatory potential in these works and some aesthetic choices that can be considered subversive to the classic modes of filming. On the other hand, the majority participation of people in these productions points to the crossing of cisgenderity in the construction of the gaze, which has also been evident in the filmic form of each of these documentaries. I believe that reflections on the intersections of cisgenderness in the construction of the gaze – from the camera's gaze –, as well as the elaboration of a methodological path aimed at analyzing audiovisual productions, could contribute to research in Critical Social Psychology and related areas that come to work - look with corpus of this type. They can also point out the urgency of elaborating and discussing a Brazilian critical theory of cisgenderity and, consequently, of other possibilities for producing a view. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78381 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5284715704919156 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3925673395634061 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGP - Teses defendidas na UFC |
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