Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78367
Tipo: | TCC |
Título : | Efeitos do histórico de reforçamento na aprendizagem estado dependente com roedores: um estudo introdutório |
Título en inglés: | Effects of reinforcement history on state-dependent learning in rodents: an introductory study |
Autor : | Azevedo, João Victor de Castro |
Tutor: | Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito |
Palabras clave en portugués brasileño: | Aprendizagem estado-dependente;Discriminação de estímulos;Cafeína |
Palabras clave en inglés: | State dependent learning;Stimulus discrimination;Caffeine |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | AZEVEDO, João Victor de Castro. Efeitos do histórico de reforçamento na aprendizagem estado dependente com roedores: um estudo introdutório. 2024. 34 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A aprendizagem em estado dependente ocorre quando um organismo adquire um comportamento sob a influência de uma substância psicoativa. Este tipo de aprendizagem se caracteriza quando o comportamento aprendido não é produzido na ausência da substância. Contudo, os estudos referentes a este tema se limitam a observar o procedimento de aquisição do comportamento em estado dependente e não a sua manutenção, que integra o processo de aprendizagem. Diante disso, o presente estudo almeja observar os efeitos do estado dependente a longo prazo e a possibilidade da reversão dos seus efeitos em um regime de inserção e retirada de cafeína. O presente estudo consistiu no treino da resposta de pressão à barra em 4 ratos Wistar, 3 machos e 1 fêmea, na presença de cafeína, sucedendo uma fase de testes com e sem a substância em um delineamento do tipo ABABA, de sujeito único. Os resultados mostram que foi possível replicar o fenômeno estudado, entretanto a terceira fase de testes produziu um número de respostas inferior ao da primeira, sendo ambas realizadas com cafeína, caracterizando um resultado inesperado. Teoriza-se o papel do processo de extinção no desempenho do terceiro teste, necessitando de mais investigação em pesquisas futuras. |
Abstract: | State-dependant learning occurs when an organism acquires a behavior under the influence of a psychoactive substance. This type of learning is characterized by the fact that the learned behavior is not exhibited in the absence of the substance. However, studies on this topic are limited to observing the acquisition process of the behavior in a dependent state, rather than its maintenance, which is part of the learning process. In light of this, the present study aims to observe the long-term effects of the dependent state and the possibility of reversing its effects in a regimen of caffeine insertion and withdrawal. This study consisted of training the bar-pressing response in 4 Wistar rats, 3 males and 1 female, in the presence of caffeine, following a testing phase with and without the substance in an ABABA design, single-subject. The results show that it was possible to replicate the studied phenomenon; however, the third testing phase produced a lower number of responses compared to the first, with both conducted with caffeine, characterizing an unexpected result. The role of the extinction process in the performance of the third test is theorized, requiring further investigation in future research. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78367 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2084921478478787 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6602727569218922 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PSICOLOGIA - Monografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_jvcazevedo.pdf | 405,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.