Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78365
Type: | TCC |
Title: | O uso da programação como ferramenta para o Ensino de Física: uma proposta metodológica |
Authors: | Rodrigues, Víctor Citó |
Advisor: | Lima Júnior, José Alves de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Cinemática;Lançamentos;Ensino de Computação;Simulador;Python |
Keywords in English : | Kinematics;Projectile motion;Computer Science teaching;Simulator;Python |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | RODRIGUES, V.C. O uso da programação como ferramenta para o ensino de Física: uma proposta metodológica. 2024. 72 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Computação tem ganhado cada vez mais espaço nas mais diferentes áreas do conhecimento, dentro da ciência, um novo ramo surge: a Ciência Computacional. Para formar estudantes capazes de compreender e elaborar simulações úteis para o avanço científico, é necessário trabalhar o letramento digital desde a educação básica. O presente trabalho propõe, portanto, uma sequência didática que visa ensinar programação a alunos do Ensino Médio enquanto eles aprendem uma nova área da física: o lançamento de projéteis. Com o uso de fundamentos da Computação Científica, será trabalhado com os estudantes o desenvolvimento de um simulador para aproximar o conteúdo aprendido da realidade ao introduzir a força de resistência do ar. Dessa forma, o ganho de conhecimento na área da Computação se dá de forma aplicada, podendo trazer melhores resultados tanto para a aprendizagem de Física quanto de Computação. A fundamentação teórica desta monografia abrange o desenvolvimento dos conteúdos necessários à aplicação dessa proposta em simbologia do Ensino Superior, bem como sua simplificação para o Ensino Médio, quando possível. |
Abstract: | Computer Science has increasingly gained prominence across various knowledge sites, in Science a new branch rose: the Computational Science. To train students to become able to comprehend and produce useful simulations to the scientific growth, it is necessary to develop the digital knowledge since basic education. This work, thus, proposes a didactic sequence aimed at teaching programming skills to High School students while simultaneously they learn a new field of Physics: the projectile motion. Using concepts of Computational Science, will be developed with the students a simulator to approximate the learnt subject with the reality by introducing the air drag force. This way, learning occurs in an applied manner, which can provide better results in both Computer Science and Physics. The theoretical foundation of this monograph contains the development of all necessary content for implementing this proposal based on a higher education symbolism, as well as its simplification to High School level, where possible. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78365 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_vcrodrigues.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.