Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78361
Tipo: Dissertação
Título: Ouvidoria geral como unidade de report na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Santos, Juliana Silva dos
Orientador: Gordiano, Carlos Adriano Santos Gomes
Palavras-chave em português: Ouvidoria;Governança;Reports;Gestão universitária;Gestão estratégica
Palavras-chave em inglês: Ombudsman;Governance;Reports;University management;Strategic management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Juliana Silva dos. Ouvidoria geral como unidade de report na Universidade Federal do Ceará. 64 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pesquisa analisa a Ouvidoria da UFC como uma unidade de apoio à gestão universitária, alinhada à Reforma da Gestão Pública de 1995/98, com foco em accountability e governança. A metodologia exploratória, documental e qualitativa envolveu a análise de relatórios da Ouvidoria e uma revisão bibliográfica sobre governança pública, NPM e o papel das Ouvidorias nas Instituições de Ensino Superior (IES). Foram utilizados documentos institucionais e o “Painel Resolveu” da CGU, proporcionando uma visão detalhada das práticas institucionais. O objetivo é avaliar como as Ouvidorias das IFES podem contribuir para a tomada de decisões estratégicas na administração universitária. Os resultados mostram que as Ouvidorias das IFES têm um grande potencial para agregar valor à gestão estratégica. Na UFC, a Ouvidoria se destacou pela agilidade, inovação e transparência em seus processos. Identificou-se a oportunidade de integrar ainda mais os dados dos relatórios nas discussões com a Gestão Superior, fortalecendo a Ouvidoria como um parceiro estratégico no processo de decisão. A pesquisa destaca a chance de desenvolver materiais práticos que orientem as Ouvidorias a atuarem de forma mais estratégica, ampliando sua contribuição para a governança universitária.
Abstract: The research examines the Ombudsman of UFC as a supportive unit for university management, aligned with the Public Management Reform of 1995/98, focusing on accountability and governance. The exploratory, documental, and qualitative methodology involved analyzing the Ombudsman’s reports and reviewing literature on public governance, NPM, and the role of Ombudsmen in Higher Education Institutions (HEIs). Institutional documents and the CGU’s "Painel Resolveu" were used, providing a detailed view of institutional practices. The goal is to evaluate how Ombudsmen at HEIs can contribute to strategic decision-making in university administration. Results highlight that Ombudsmen have great potential to add value to strategic management. At UFC, the Ombudsman stood out for its agility, innovation, and transparency in its processes. There is an opportunity to further integrate report data into discussions with top management, enhancing the Ombudsman as a strategic partner in decision-making. The research emphasizes the potential to develop practical resources to guide Ombudsmen in acting more strategically, enhancing their contribution to university governance.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78361
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7346-8470
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8032789894143264
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_jssantos.pdf556,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.