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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78359
Tipo: | TCC |
Título: | Criando emblemas para promover a maior visibilidade de personalidades femininas na área da computação por meio da gamificação |
Autor(es): | Silva, Maria Rayanne Rocha |
Orientador: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
Palavras-chave em português: | gamificação;design thinking;emblemas;mulheres na computação |
Palavras-chave em inglês: | gamification;design thinking;badges;women in computing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SILVA, Maria Rayanne Rocha. Criando emblemas para promover a maior visibilidade de personalidades femininas na área da computação por meio de gamificação. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. |
Resumo: | A equidade de gênero na área da Computação continua a ser um desafio persistente, caracterizado pela notória falta de representatividade e reconhecimento das mulheres que desempenharam papéis significativos nesse domínio. Elas enfrentam diversas barreiras ao contribuir para o campo. O objetivo desta pesquisa é explorar a viabilidade da criação de emblemas como uma estratégia para ampliar a visibilidade das mulheres na Computação. A concepção desses emblemas, utilizando a abordagem do Design Thinking, visa destacar as contribuições e conquistas de figuras femininas proeminentes nesse cenário. Isso não apenas inspira outras mulheres a se identificarem e seguirem seus passos, mas também promove um ambiente mais inclusivo e igualitário para as gerações futuras, sendo adaptável para diversas finalidades. O estudo fundamenta-se em uma revisão de literatura, análise de personalidades femininas e uma abordagem prática para o desenvolvimento de emblemas representativos. Dessa forma, a introdução da gamificação na utilização dos emblemas de personalidades femininas não apenas tornou o aprendizado mais envolvente, mas também enriqueceu a experiência educacional. Isso incentivou as estudantes a se identificarem com modelos inspiradores e a reconhecerem o impacto positivo do uso desses emblemas. |
Abstract: | Gender equity in the area of Computing continues to be a persistent challenge, characterized by the notorious lack of representation and recognition of women who played significant roles in this field. They face several barriers when contributing to the field. The objective of this research is to explore the feasibility of creating badges as a strategy to increase the visibility of women in Computing. The conception of these emblems, using the Design Thinking approach, aims to highlight the contributions and achievements of prominent female figuresin this scenario. This not only inspires other women to identify themselves and follow in their footsteps, but also promotes a more inclusive and egalitarian environment for future generations, being adaptable for different purposes. The study is based on a literature review, analysis of female personalities and a practical approach to developing representative emblems. In this way, the introduction of gamification in the use of emblems of female personalities not only made learning more engaging, but also enriched the educational experience. This encouraged students to identify with inspiring role models and recognize the positive impact of wearing these badges. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78359 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
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