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dc.contributor.advisorIrffi, Ana Sara Ribeiro Parente Cortez-
dc.contributor.authorCardoso, Maria Auriene-
dc.date.accessioned2024-09-24T17:24:47Z-
dc.date.available2024-09-24T17:24:47Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCARDOSO, Maria Auriene. O conhecimento histórico após a BNCC e o novo ensino médio: mudanças e permanências de uma disciplina escolar. 2024. 213 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78280-
dc.description.abstractThis research investigates the changes and the continuation in History teaching after the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Reform called New High School (NEM). The research starts from the reading key that associates these educational reforms with neoliberalism (LAVAL, 2019). It is also important for this research to analyze the “narrative warfare” around the History curriculum (LAVILLE, 1999), to investigate the conflicts and conceptions of History teaching, brought to the midst of debates about reforms and the concept of disciplinary code (FERNÁNDEZ, 1997) to think about the changes and the permanencies in History teaching. An investigation was carried out into the documentation that instituted the reforms, such as Law No. 13,415/2017 (High School reform), texts from the 1st, 2nd and 3rd versions of the BNCC and the DCRC (Ceará Reference Curricular Document). The research was carried out using quantitative and qualitative methodology, using a questionnaire, with 50 answers; 6 interviews with High School History teachers from the Ceará state schools network. Among the results, it was found that the reforms studied affect teachers in different ways, depending on the school model and the teacher's stability in the education network and at the school. 92% responded that they notice changes in history teaching, caused by the reduction of the workload, which leads to increasingly larger cuts by teachers, the lack of rganization of content by grade, the organization of content by skills and abilities and the absence of a History book. However, the teachers also state that they feel more autonomy to choose the contents after the reforms (18%) and 78% stated thatw although they feel negative impacts, they are able to maintain autonomy in their teaching practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO conhecimento histórico após a BNCC e o Novo Ensino Médio: mudanças e permanências de uma disciplina escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa investiga as mudanças e permanências no ensino de história após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma chamada de Novo Ensino Médio (NEM). A pesquisa parte da chave de leitura que associa essas reformas educacionais ao neoliberalismo (LAVAL, 2019). É também importante para esta pesquisa analisar as “guerras de narrativas”, em torno do currículo de História (LAVILLE, 1999), para investigar os conflitos e as concepções de ensino de História, trazidas no bojo dos debates sobre as reformas e o conceito de código disciplinar (FERNÁNDEZ, 1997) para pensar mudanças e permanências no ensino de História. Foi feita uma investigação da documentação que instituiu as reformas, como a Lei nº 13.415/2017 (reforma do ensino médio), textos da 1ª, 2ª e 3ª versões da BNCC e o DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará). A pesquisa foi realizada a partir de metodologia quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário, com 50 respostas, e realização de 6 entrevistas, com professores (as) de História do Ensino Médio da rede estadual do Ceará. Dentre os resultados, foi encontrado que as reformas estudadas atingem os professores de maneiras distintas, dependendo do modelo da escola, da estabilidade do (a) professor (a) na rede de ensino e na escola. 92% responderam que percebem mudanças no ensino de história, provocadas pela diminuição da carga horária, que leva a necessidade de recortes cada vez maiores pelos (os) professores (as), pela falta de uma organização dos conteúdos por série, pela organização dos conteúdos por competências e habilidades, pela ausência de um livro de História. Mas os (as) professores (as) também afirmam que sentem mais autonomia para escolher os conteúdos após as reformas (18%) e 78% afirmaram que embora sintam impactos negativos, conseguem manter a autonomia em suas práticas docentes.pt_BR
dc.title.enHistorical knowledge after BNCC and the New High School: changes and permanences of a school disciplinept_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.ptbrBNCCpt_BR
dc.subject.ptbrNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.enHistory Teachingpt_BR
dc.subject.enHigh School Reformpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3533538346674851pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3190118947984420pt_BR
local.date.available2024-09-23-
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