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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Notas Sobre Estamira: cultura, semiosfera e fronteira
Título em inglês: Notes about Estamira: culture, semiosphere and border
Autor(es): Reinaldo, Gabriela Frota
Ferreira, Camila Chaves
Mota, Cesar Carlos
Alves, Thiago Henrique Gonçalves
Palavras-chave em português: Cultura;Semiosfera;Estamira;Fronteira
Palavras-chave em inglês: Culture;Semiosphere;Estamira;Border
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal da Paraíba
Citação: REINALDO, Gabriela Frota; FERREIRA, Camila Chaves; MOTA, Cesar Carlos; ALVES, Thiago Henrique Gonçalves. Notas Sobre Estamira: cultura, semiosfera e fronteira. Temática, Paraíba, v. 20, n. 9, p. 162-176, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71241/39928. Acesso em: 24 set. 2024.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o filme Estamira (2006), de Marcos Prado, articulando a noção de tradução, de acordo com Iuri Lotman e o que ele viria a chamar de cultura e não-cultura, semiosfera e fronteira. Além dos teóricos citados, interessa ao artigo o pensamento de outros dois teóricos, Bakhtin, sobre o seu conceito de dialogismo, e Eco, com seus níveis de cultura. Em nossa breve revisão bibliográfica, as pesquisas sobre Estamira estavam relacionadas aos estudos mentais e elementos muito direcionados da linguagem do cinema como a montagem. Como metodologia, então propomos uma análise do filme com base nos conceitos expostos ao longo do trabalho, estabelecendo uma conexão entre eles. Dessa maneira, contemplamos o filme de acordo com cada conceito proposto ao longo do artigo. Ao final, temos uma reflexão sobre a relação entre cultura e comunicação, levando em consideração os pensamentos sobre a semiosfera como um organismo vivo e fronteira como esse local de troca.
Abstract: This paper aims to discuss the film Estamira (2006), by Marcos Prado, articulating the notion of translation, according to Iuri Lotman and what he would later call culture and non-culture, semiosphere and border. In addition to the theorists mentioned, we have Bakhtin, on his concept of dialogism, and Eco, with his levels of culture. In our bibliographical review, research on Estamira was related to mental studies and very targeted elements of cinema language such as editing. As a methodology, we then propose an analysis of the film based on the concepts exposed throughout the work, establishing a connection between them. We divide the relationships between Estamira and Semiosfera and Estamira and border, in addition to relating the film to the concepts of culture and non-culture. At the end, we will present a reflection on the relationship between culture and communication, considering thoughts about the semiosphere as a living organism and the border as this place of exchange.
URL do documento: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71241/39928
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78270
ISSN: 1807-8931
ORCID do(s) Autor(es): orcid.org/0000-0003-3663-0314
orcid.org/0009-0005-3721-519X
orcid.org/0009-0009-3335-3471
orcid.org/0000-0002-6406-8392
Currículo Lattes do(s) Autor(es): lattes.cnpq.br/3885064446506872
lattes.cnpq.br/4066731890180834
lattes.cnpq.br/6803351671676768
lattes.cnpq.br/4859655986973624
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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