Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78219
Tipo: | Tese |
Título : | Fulgurações do abismo: sobre a representação em Ludwig Feuerbach |
Título en inglés: | Flashes of the abyss: on representation in Ludwig Feuerbach |
Autor : | Bittencourt, Antônio Adriano de Meneses |
Tutor: | Chagas, Eduardo Ferreira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Consciência;Representação;Filosofia alemã |
Palabras clave en inglés: | Coscienza;Rappresentazione;Filosofia tedesca |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | BITTENCOURT, Antônio Adriano de Meneses. Fulgurações do abismo: sobre a representação em Ludwig Feuerbach. 2024. 140 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo desta Tese é expor o tema da representação na obra de Ludwig Feuerbach, onde defendo que o fenômeno religioso é, segundo o autor, pré-conceitual, captando, como manifestação estético-existencial, o fundamento geral das representações. A menção ao “abismo” no título origina-se de uma apropriação que fazemos do termo segundo a obra de Jacob Boehme, a quem Feuerbach se dirige em vários de seus trabalhos, mediante o qual consideramos ser as representações da pisque humana hauridas de um “fundo” incognoscível, por assim dizer, um abismo sem fundo (Ungrund), sendo a religião a forma primeva da manifestação do ser consciente do homem em sua totalidade. A Tese está organizada em três momentos que caracterizam as reflexões do autor entre os períodos de1830 a 1857, ano em que publica Teogonia, obra em que retoma o tema da religião sob o olhar da poesia grega sugerindo uma investigação fenomenológica dos processos de formação da consciência. Os capítulos estão articulados mediante os seguintes eixos: I - a herança kantiano-hegeliana na obra de Feuerbach, a partir de onde se articula seu percurso investigativo; II – a especificidade de sua concepção de sensibilidade, analisada reversamente pela crítica de Marx e III – a identificação da dimensão poética do fenômeno religioso como fundamento da verdade do pensamento, onde aspectos do romantismo alemão e da estética grega se fundem nos textos de Feuerbach ao estágio do conhecimento científico sobre o mundo natural no período. Nossa tese, deste modo, caminha em direção oposta à ideia de que sua obra tratar-se-ia, como fora acusada, de um pseudomaterialismo de fundo idealista, ou um protomaterialismo que encontraria seu aperfeiçoamento apenas no materialismo histórico. Ao contrário, elas inauguram uma maneira original de apreender a relação entre o pensamento e o mundo, caminhando em direção a uma perspectiva filosófica que incluiria a atenção em aspectos psicológicos e etnológicos na formação da linguagem. |
Abstract: | L'obiettivo di questa tesi è presentare il tema della rappresentazione nell'opera di Ludwig Feuerbach da una prospettiva fenomenologica della coscienza attraverso la religione, riconosciuta dall'autore come fenomeno estetico-esistenziale. La menzione dell’“abisso” nel titolo trae origine da un’appropriazione che facciamo del termine secondo l’opera di Jacob Boehme, al quale Feuerbach si rivolge in diversi testi e attraverso la quale consideriamo rappresentazioni derivate da un “fondo” inconoscibile, un abisso senza fondo (Ungrund), dove la religione è la forma primordiale di manifestazione dell'essere cosciente dell'uomo nella sua totalità. La Tesi è organizzata in tre momenti, concentrandosi sulla produzione di Feuerbach nel periodo che va dal 1830 al 1857, anno in cui pubblicò un importante testo intitolato "Teogonia", che propone un approccio fenomenologico ai processi di formazione della coscienza basato sulla poesia e religione. I capitoli sono organizzati attorno ai seguenti temi generali: I - l'eredità del lavoro di Kant e Hegel sul pensiero di Feuerbach, riferimenti per il suo percorso investigativo; II – Il ruolo della sensibilità nella sua opera e nella discussione sull’uomo con Marx, e III – L’identificazione tra religione e poesia come fondamento della verità del pensiero, aspetto legato all’influsso del romanticismo tedesco e della poesia greca, che sono presenti nell'opera di Feuerbach combinati con la conoscenza scientifica del mondo naturale. Da una prospettiva più ampia, riteniamo che l'opera di Ludwig Feuerbach inauguri un modo originale di comprendere il rapporto tra pensiero e mondo, muovendosi verso una prospettiva filosofica che coinvolge aspetti psicologici ed etnologici nella formazione del linguaggio, aprendo strade per future ricerche fenomenologiche. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78219 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9681022464755250 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2479899457642563 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGFILO - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tese_aambittencourt.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.