Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78188
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uma sequência didática sobre dilatação térmica com o uso de um experimento virtual |
Autor : | Rosendo Junior, José |
Tutor: | Dias, Nildo Loiola |
Palabras clave en portugués brasileño: | Dilatação térmica;Experimento virtual;Termologia |
Palabras clave en inglés: | Thermal expansion;Virtual experiment;Thermology |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | ROSENDO JUNIOR, J. Uma sequência didática sobre dilatação térmica com o uso de um experimento virtual. 2024. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024 |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho apresentado nesta dissertação tem como objetivo a apresentação de uma sequência didática de ensino sobre a dilatação térmica, fazendo uso de um experimento virtual que simula uma prática laboratorial de medição da dilatação de alguns materiais, podendo ser manipulados de maneira a se assemelhar bastante com uma prática real, realizada em laboratórios físicos. Inicialmente é feito uma descrição histórica do ensino da Física no Brasil, e uma revisão bibliográfica a respeito da dilatação térmica e do coeficiente de dilatação térmica, linear, superficial e volumétrico, dos materiais. Em seguida, é apresentado a importância da experimentação no auxílio do ensino da Física e os benefícios da utilização de experimentos virtuais para suprir a falta de laboratórios físicos reais. De maneira a legitimar a proposta de sequência didática apresentada neste trabalho, foi aplicado um questionário aos alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio, no início da sequência didática e reaplicado ao final desta, de maneira que verificamos um aumento no índice de resolução correta do questionário, por parte dos alunos. Desta maneira, a metodologia apresentada aqui, de uma sequência didática utilizando um experimento virtual, se mostra eficiente no ensino da dilatação térmica, podendo contribuir com a aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The work presented in this dissertation aims to present a didactic sequence of teaching about thermal expansion, making use of a virtual experiment that simulates a laboratory practice of measuring the expansion of some materials, which can be manipulated in a way that is very similar to a real practice, carried out in physical laboratories. Initially, a historical description of the teaching of Physics in Brazil is made, and a bibliographic review regarding the thermal expansion and the thermal expansion coefficient, linear, superficial and volumetric, of the materials. Then, the importance of experimentation in helping the teaching of Physics and the benefits of using virtual experiments to overcome the lack of real physical laboratories is presented. In order to legitimize the proposal of didactic sequence presented in this work, a questionnaire was applied to the students of a 2nd year high school class, at the beginning of the didactic sequence and reapplied at the end of it, so that we verified an increase in the rate of correct resolution of the questionnaire by the students. In this way, the methodology presented here, of a didactic sequence using a virtual experiment, proves to be efficient in teaching thermal expansion, and can contribute to student learning. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78188 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3625928440728015 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6259018521221763 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jrosendojunior.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.