Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78153
Tipo: Dissertação
Título : O Role Play em anatomia humana: promovendo aprendizagem colaborativa e engajamento estudantil
Autor : Morano, Arnilza Torres Amaral
Tutor: Souza, Emmanuel Prata de
Co-asesor: Cerqueira, Gilberto Santos
Palabras clave en portugués brasileño: Estudantes;Ensino;Anatomia
Palabras clave en inglés: Students;Teaching;Anatomy
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : MORANO, Arnilza Torres Amaral. O Role Play em anatomia humana: promovendo aprendizagem colaborativa e engajamento estudantil. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 78153. Acesso em: 11 set. 2024.
Resumen en portugués brasileño: O Role Play (RP) é uma metodologia educacional que permite, aos alunos, vivenciar situações realistas, mergulhar em narrativas envolventes, contextualizando e dando significado às experiências cotidianas. Esta abordagem integra vivência prática e imersão emocional, tornando a aprendizagem e protagonismo dos alunos mais impactante e memorável. O estudo tem o objetivo geral, investigar o impacto do Role Play na aprendizagem e motivação dos alunos na disciplina de Anatomia Humana (AH). Neste contexto, propõe-se uma pesquisa exploratória quase experimental com abordagem qualitativa e quantitativa para investigar os efeitos do RP na aprendizagem de conceitos sobre o sistema endócrino, na disciplina de AH. A metodologia desenvolvida teve a participação de 98 estudantes dos cursos de Odontologia e Farmácia onde 45 alunos de odontologia tiveram a aula convencional e 53 alunos da farmácia fizeram a aula convencional e a intervenção com RP, da Universidade Federal do Ceará (UFC), divididos em quatro grupos de livre escolha. Cada grupo foi responsável por planejar uma situação anatômica a ser explorada através do RP, enriquecida com elementos narrativos. A atividade foi estruturada em três etapas: revisão de literatura, aula convencional e Role Play. A análise dos dados utilizou estatística inferencial, considerando significativos os resultados com p-valor < 0,05 quando comparado ao uso do RP. Para a análise de conteúdo de satisfação, utilizou-se o modelo de resposta percentual, encontrando um valor médio de 98% de aprovação da metodologia aplicada. A conclusão do estudo deu-se fundamentada na aplicação do RP como ferramenta educacional para o ensino de conteúdos referentes ao sistema endócrino e explorou a sinergia entre vivências práticas e narrativas envolventes como uma estratégia inovadora para melhorar a compreensão e o engajamento ativo dos alunos. Portanto, o estudo, por ser inovador ainda carece de exploração em outras áreas de interesse da Anatomia, mas para o modelo de pesquisa aqui desenvolvido ele foi prescritivo.
Abstract: Role Play (RP) is an educational methodology that allows students to experience realistic situations, immerse themselves in engaging narratives, contextualizing, and giving meaning to everyday experiences. This approach integrates practical experience and emotional immersion, making students' learning and protagonist more impactful and memorable. The overall aim of this study is to investigate the impact of Role Play on student learning and motivation in the subject of Human Anatomy (HA). In this context, we propose a quasi- experimental exploratory study with a qualitative and quantitative approach to investigate the effects of role play on learning concepts about the endocrine system in the subject of human anatomy. The methodology was developed with the participation of 98 students from the Dentistry and Pharmacy courses, where 45 dentistry students took the conventional class and 53 pharmacy students took the conventional class and the intervention with PR, from the Federal University of Ceará (UFC), divided into four groups of free choice. Each group was responsible for planning an anatomical situation to be explored through RP, enriched with narrative elements. The activity was structured in three stages: literature review, conventional class and Role Play. Data analysis used inferential statistics, considering results with a p-value < 0.05 to be significant when compared to the use of RP. For the content analysis of satisfaction, the percentage response model was used, finding an average value of 98% approval of the methodology applied. The conclusion of the study was based on the application of RP as an educational tool for teaching content relating to the endocrine system and explored the synergy between practical experiences and engaging narratives as an innovative strategy to improve understanding and the active engagement of students. Therefore, the study, being innovative, still needs to be explored in other areas of interest in Anatomy, but for the research model developed here it was prescriptive.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78153
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1388717678251826
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5421965627684351
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0001-6717-3772
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: DMO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_atamorano.pdf
  Until 2026-08-19
3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.