Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78060
Tipo: Tese
Título : Vivências literárias do corpo na obra romanesca de Michel Houellebecq
Autor : Souza, Tiago Barbosa
Tutor: Romão, Tito Lívio Cruz
Co-asesor: Kunz, Martine Suzanne
Palabras clave en portugués brasileño: Corpo;Michel Houellebecq;Literatura contemporânea
Palabras clave en inglés: Body;Contemporary literature
Palabras clave en francés: Corps;Michel Houellebecq;Littérature contemporaine
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : SOUZA, Tiago Barbosa. Vivências literárias do corpo na obra romanesca de Michel Houellebecq. Orientador: Tito Lívio Cruz Romão. 2024. 344 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparatista das representações do corpo na obra romanesca de Michel Houellebecq, a fim de compreender como a construção da corporeidade na escrita literária se relaciona com a problemática das relações humanas contemporâneas. Para tanto, objetivamos analisar o uso do discurso literário na representação do corpo segundo uma ideia de fragmentação física, análoga a uma ideia de degradação das relações sociais contemporâneas, na estruturação da prosa de Michel Houellebecq, pela reflexão sobre os usos do corpo e sua integração com o mundo na era pós-industrial, com base nas obras selecionadas; a análise do pensamento do autor no que diz respeito à escrita literária e seus diálogos com outras áreas do conhecimento, através do método comparativo; a exploração das técnicas narrativas que se utilizam do corpo como elemento central de funcionamento, nos romances propostos; bem como o uso do corpo como parte de uma metáfora de estados e relações sociais característicos da contemporaneidade ocidental; e o exame das representações do corpo fragmentado e sua função na construção do discurso literário, no corpus selecionado. Este trabalho visa, portanto, a aprofundar a compreensão da obra de Michel Houellebecq, tendo em vista sua forma de pensar o corpo e fundar nele o seu projeto artístico. O estudo aqui desenvolvido considera não apenas os elementos literários, mas também as questões filosóficas, políticas e sociológicas presentes nas obras do autor, que corroboram a centralidade do corpo e com a hipótese lançada por esta pesquisa. Baseada no método comparativo, a análise ora proposta visa à abordagem dos oito romances de Michel Houellebecq dos pontos de vista temático, formal e metaficcional. Para tanto, servimo-nos de estudos de pesquisadores como Barthes (2012), Dubois (2000), Bauman (1998; 2014), Le Breton (2012; 2013; 2015), Courtine e Vigarello (2011), Queval (2008), Vasseur (2004), Haraway (2000; 2006; 2016), Marx e Engels (2012), Viard (2013), Novak-Lechevalier (2018; 2022), Preciado (2018), Gazalé (2017), Foucault (2008; 2013; 2021), entre outros.
Abstract: This work aims to perform a comparative study of the representations of the body in Michel Houellebecq's novels, in order to understand how the construction of corporeality in his literary writing relates to the problematic of contemporary human relations. Therefore, we aim to analyze the use of literary discourse in the representation of the body according to an idea of physical fragmentation, analogous to an idea of degradation of contemporary social relations, in the structuring of Michel Houellebecq's prose, through reflection on the uses of the body and its integration with the world in the post-industrial era, based on the selected novels; the analysis of the author's thoughts regarding literary writing and his dialogues with other areas of knowledge, through the comparative method; the exploration of narrative techniques that use the body as a central operating element in the proposed novels; as well as the use of the body as part of a metaphor for states and social relations characteristic of western contemporary; and the examination of representations of the fragmented body and its function in the construction of literary discourse, in the selected corpus. This work aims, therefore, to deepen the understanding of Michel Houellebecq's work, keeping in view his way of thinking about the body and founding his artistic project on it. The study developed here considers not only the literary elements, but also the philosophical, political and sociological issues present in the author's works, which corroborate the centrality of the body and the hypothesis launched by this research. Based on the comparative method, the analysis proposed here aims to approach Michel Houellebecq's eight novels from thematic, formal and metafictional points of view. To do so, we used studies by researchers such as Barthes (2012), Dubois (2000), Bauman (1998; 2014), Le Breton (2012; 2013; 2015), Courtine and Vigarello (2011), Queval (2008), Vasseur (2004), Haraway (2000; 2006; 2016), Marx and Engels (2012), Viard (2013), Novak-Lechevalier (2018; 2022), Preciado (2018), Gazalé (2017), Foucault (2008; 2013; 2021), among others.
Resumen en francés: Ce travail vise à réaliser une étude comparée des représentations du corps dans les romans de Michel Houellebecq, afin de comprendre comment la construction de la corporéité dans l'écriture littéraire est liée à la problématique des relations humaines contemporaines. Pour ce faire, nous avons comme objectif d’analyser l'usage du discours littéraire dans la représentation du corps selon une idée de fragmentation physique, analogue à une idée de dégradation des rapports sociaux contemporains, dans la structuration de l'écriture de Michel Houellebecq, par la réflexion sur les usages du corps et son intégration au monde à l'ère post-industrielle, à partir d'oeuvres choisies ; l'analyse de la pensée de l'auteur à l'égard de l'écriture littéraire et de ses dialogues avec d'autres domaines du savoir, à travers la méthode comparative ; une exploration des techniques de récit qui utilisent le corps comme élément central de fonctionnement, dans les romans sélectionnés ; ainsi que l'utilisation du corps comme partie d'une métaphore des états et des relations sociales caractéristiques de la contemporanéité occidentale ; et l'examen des représentations du corps fragmenté et de sa fonction dans la construction du discours littéraire, dans le corpus sélectionné. Cet ouvrage vise donc à approfondir la compréhension de l'oeuvre de Michel Houellebecq, considérant sa façon de penser le corps et de fonder sur lui son projet artistique. L'étude développée ici considère non seulement les éléments littéraires, mais également les questions philosophiques, politiques et sociologiques présentes dans les oeuvres de l’auteur, qui corroborent l’hypothèse lancée par cette étude. À partir d'une méthodologie comparative, l’analyse que nous proposons vise à l'approche des huit romans de Michel Houellebecq d'un point de vue thématique, formel et métafictionnel. Pour ce faire, nous nous sommes appuyés sur les études de chercheurs tels que Barthes (2012), Dubois (2000), Bauman (1998 ; 2014), Le Breton (2012 ; 2013 ; 2015), Courtine et Vigarello (2011), Queval (2008), Vasseur (2004), Haraway (2000 ; 2006 ; 2016), Marx et Engels (2012), Viard (2013), Novak-Lechevalie
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78060
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0003-3772-2341
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3734170624455652
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7110160857332053
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6709493261059003
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tese_tbsouza.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.