Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77974
Type: | Dissertação |
Title: | Características de demanda e probabilidade de conclusão dos cursos do Programa Juventude Digital da Prefeitura de Fortaleza |
Authors: | Leitão, Renan Damasceno |
Advisor: | Soares, Ricardo Brito |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Programa juventude digital;Evasão;Logit |
Keywords in English : | Digital youth program;Demand;Conclusion |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | LEITÃO, Renan Damasceno. Características de demanda e probabilidade de conclusão dos cursos do Programa Juventude Digital da Prefeitura de Fortaleza. 2024. 29f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Programa Juventude Digital foi instituído pela lei nº 11.172 de 13 de outubro de 2021, e tem como objetivo promover a efetiva inclusão digital e produtiva de jovens por meio da oferta de cursos gratuitos em diversas sub-áreas (chamadas de trilhas) do chamado mercado digital, como programação, design de web, análise de dados e marketing. O programa procura dar prioridade a jovens egressos ou matriculados em escolas públicas, ao mesmo tempo em que demanda do jovem um interesse de área, conhecimento de base, e disponibilidade de tempo, que podem ser fatores limitadores à efetiva participação e conclusão dos cursos. Neste trabalho serão investigadas as características de demanda do programa e as probabilidades dos alunos concluírem os seus respectivos cursos. Para isto utiliza uma base de microinformações do programa de 6.870 alunos que se inscreveram para diversos cursos em 2021 e 2022, e dos quais foi possível diferenciar entre os que apenas se inscreveram, os que de fato cursaram, passando pela seleção e não desistindo de início, e destes, os que ganharam certificados de conclusão. Por meio de modelos Logit multivariados investigou-se de maneira exploratória as características dos alunos e dos cursos que afetam as probabilidades de participação efetiva e de conclusão. Entre os principais resultados encontrou-se um perfil de demanda de alunos de renda declarada mais baixa, mas com idade média e formação superior ao do período escolar. Encontrou-se ainda que os modelos de participação (presença) e conclusão possuem determinantes diferentes, e que entre estes, o trabalho e a escolaridade mais baixa são fatores que dificultam a finalização dos cursos. |
Abstract: | The Digital Youth Program was established by law no. 11,172 of October 13, 2021, and aims to promote the effective digital and productive inclusion of young people through the offering of free courses in several sub-areas (called tracks) of the so-called market digital, such as programming, web design, data analysis and marketing. The program seeks to give priority to young people who have graduated from or enrolled in public schools, while at the same time demanding that young people have an interest in the area, basic knowledge, and availability of time, which can be limiting factors to effective participation and completion of courses. This work will investigate the demand characteristics of the program and the probabilities of students completing their respective courses. For this purpose, it uses a base of microinformation from the program of 6,870 students who signed up for various courses in 2021 and 2022, and of which it was possible to differentiate between those who only signed up, those who actually attended, and of those, those who earned certificates of conclusion. Using multivariate Logit models, the characteristics of students and courses that affect the probabilities of effective participation and completion were investigated in an exploratory manner. Among the main results was a demand profile of students with lower declared income, but with an average age and higher education than during school. It was also found that the models of participation (presence) and completion have different determinants, and that among these, work and lower education are factors that make it difficult to complete the courses. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77974 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2439089390333822 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_rdleitao.pdf | 453,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.