Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77972
Tipo: TCC
Título: Tanguear: afetações socioculturais no ensino-aprendizagem do tango de salão em Fortaleza
Autor(es): Gondim, Thaynan Swellen de Oliveira
Orientador: Lima, Rosa Ana Fernandes de
Coorientador: Cardoso, Thereza Cristina Rocha
Palavras-chave em português: Tango de salão;Dança de Salão;Afetações socioculturais;Ensino-aprendizagem em dança
Palavras-chave em espanhol: Tango de pista;Baile de Salón;Afectaciones socioculturales;Enseñanza y aprendizaje en danza
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2023
Citação: GONDIM, Thaynan Swellen de Oliveira. Tanguear: afetações socioculturais no ensino-aprendizagem do tango de salão em Fortaleza. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar, de forma panorâmica e sob uma perspectiva particular, aspectos socioculturais que envolvem o tango como Dança de Salão e suas afetações no fazer tangueiro de uma estudante e docente em formação. A partir da elaboração de um relato de experiência, busca-se tecer um olhar crítico para a prática pedagógica do tango de salão na cidade de Fortaleza, no Ceará, acessando memórias, percepções e cruzando-as com as vivências de profissionais da área previamente entrevistados e outros trabalhos em dança e educação, como os desenvolvidos por Sousa (2018), Silva (2017) e Freire (1992). Ao identificar questões socioculturais recorrentes, como o ensino das funções nas quais se dança e os estereótipos ainda amplamente reproduzidos no meio tangueiro, discute-se sua difusão entre os sujeitos que estudam e trabalham com tango de salão, podendo influenciar em seus processos de ensino-aprendizagem. Por fim, são levantadas possibilidades de agenciamentos que transitem entre o respeito a aspectos caros à cultura tangueira e o posicionamento docente ao abordá-los, com vistas a apontar eventuais descontinuidades nos modos de difusão do tango de salão enquanto prática social e pedagógica.
Resumen: El presente trabajo se propone a analizar, de forma panorámica y bajo una perspectiva particular, aspectos socioculturales que envuelven el tango como Baile de Salón y sus afectaciones en el quehacer tanguero de una estudiante y docente en formación. A partir de la elaboración de un relato de experiencia, se busca tejer una mirada crítica hacia la práctica pedagógica del tango de pista en la ciudad de Fortaleza, en Ceará, accediendo a memorias, percepciones y cruzándolas con las vivencias de profesionales del área previamente entrevistados y otros trabajos en danza y educación, como los desarrollados por Sousa (2018), Silva (2017) y Freire (1992). Al identificar cuestiones socioculturales recurrentes, como la enseñanza de los roles en los cuales se baila y los estereotipos todavía largamente reproducidos en el medio tanguero, se discute su difusión entre los sujetos que estudian y trabajan con tango de pista, pudiendo influenciar en sus procesos de enseñanza y aprendizaje. Por fin, son levantadas posibilidades de agenciar el tránsito entre el respeto a aspectos caros a la cultura tanguera y el posicionamiento docente en su planteo, con fines de apuntar eventuales rupturas en los modos de difusión del tango de pista como práctica social y pedagógica.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77972
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6355432248142546
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4427706793228362
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/9450346202377323
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_tsdeogondim.pdf418,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.