Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Rosa Ana Fernandes de-
dc.contributor.authorGondim, Thaynan Swellen de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-29T19:10:24Z-
dc.date.available2024-08-29T19:10:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGONDIM, Thaynan Swellen de Oliveira. Tanguear: afetações socioculturais no ensino-aprendizagem do tango de salão em Fortaleza. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77972-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTanguear: afetações socioculturais no ensino-aprendizagem do tango de salão em Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorCardoso, Thereza Cristina Rocha-
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho se propõe a analisar, de forma panorâmica e sob uma perspectiva particular, aspectos socioculturais que envolvem o tango como Dança de Salão e suas afetações no fazer tangueiro de uma estudante e docente em formação. A partir da elaboração de um relato de experiência, busca-se tecer um olhar crítico para a prática pedagógica do tango de salão na cidade de Fortaleza, no Ceará, acessando memórias, percepções e cruzando-as com as vivências de profissionais da área previamente entrevistados e outros trabalhos em dança e educação, como os desenvolvidos por Sousa (2018), Silva (2017) e Freire (1992). Ao identificar questões socioculturais recorrentes, como o ensino das funções nas quais se dança e os estereótipos ainda amplamente reproduzidos no meio tangueiro, discute-se sua difusão entre os sujeitos que estudam e trabalham com tango de salão, podendo influenciar em seus processos de ensino-aprendizagem. Por fim, são levantadas possibilidades de agenciamentos que transitem entre o respeito a aspectos caros à cultura tangueira e o posicionamento docente ao abordá-los, com vistas a apontar eventuais descontinuidades nos modos de difusão do tango de salão enquanto prática social e pedagógica.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo se propone a analizar, de forma panorámica y bajo una perspectiva particular, aspectos socioculturales que envuelven el tango como Baile de Salón y sus afectaciones en el quehacer tanguero de una estudiante y docente en formación. A partir de la elaboración de un relato de experiencia, se busca tejer una mirada crítica hacia la práctica pedagógica del tango de pista en la ciudad de Fortaleza, en Ceará, accediendo a memorias, percepciones y cruzándolas con las vivencias de profesionales del área previamente entrevistados y otros trabajos en danza y educación, como los desarrollados por Sousa (2018), Silva (2017) y Freire (1992). Al identificar cuestiones socioculturales recurrentes, como la enseñanza de los roles en los cuales se baila y los estereotipos todavía largamente reproducidos en el medio tanguero, se discute su difusión entre los sujetos que estudian y trabajan con tango de pista, pudiendo influenciar en sus procesos de enseñanza y aprendizaje. Por fin, son levantadas posibilidades de agenciar el tránsito entre el respeto a aspectos caros a la cultura tanguera y el posicionamiento docente en su planteo, con fines de apuntar eventuales rupturas en los modos de difusión del tango de pista como práctica social y pedagógica.pt_BR
dc.subject.ptbrTango de salãopt_BR
dc.subject.ptbrDança de Salãopt_BR
dc.subject.ptbrAfetações socioculturaispt_BR
dc.subject.ptbrEnsino-aprendizagem em dançapt_BR
dc.subject.esTango de pistapt_BR
dc.subject.esBaile de Salónpt_BR
dc.subject.esAfectaciones socioculturalespt_BR
dc.subject.esEnseñanza y aprendizaje en danzapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6355432248142546pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4427706793228362pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9450346202377323pt_BR
local.date.available2024-08-29-
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_tsdeogondim.pdf418,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.