Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77919
Tipo: | TCC |
Título : | As dificuldades sofridas pelos discentes de Secretariado Executivo do gênero masculino na busca por estágios |
Autor : | Aguiar, Suely Oliveira de |
Tutor: | Ferreira, Kilvia Souza |
Palabras clave en portugués brasileño: | Secretariado Executivo;Estágio acadêmico;Gênero masculino |
Palabras clave en inglés: | Executive Secretariat;Academic internship;Male gender |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | AGUIAR, Suely Oliveira de. As dificuldades sofridas pelos discentes de Secretariado Executivo do gênero masculino na busca por estágios. 2023. 31 f. (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Sendo visto como uma das etapas mais esperadas pelos discentes, o estágio acadêmico refere-se a fase em que o que foi aprendido em sala de aula é colocado em prática. A Lei n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 regulamenta que o estágio se concerne de um ato educativo que propõe o aprendizado produtivo do estudante. Partindo disso, considera-se que a fase de estágio para o discente de Secretariado Executivo é de grande valia para a formação desse futuro profissional, afinal, esse será o momento em que o estudante poderá além de confirmar o seu ramo profissional, se desenvolver a partir do aprendizado diário dentro de uma organização. O objetivo geral do estudo é apresentar as dificuldades sofridas pelos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará do gênero masculino na busca por estágio. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar as situações vivenciadas pelos discentes de Secretariado Executivo durante a busca por estágio e relacionar essas dificuldades a uma possível desistência do curso. Para atingir esses objetivos, foi conduzida uma pesquisa descritiva com os alunos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário parcialmente estruturados disponibilizados na plataforma Google Forms. No que concerne aos resultados, este estudo revelou que os estudantes estão cientes das barreiras impostas a profissão devido aos estereótipos de gênero, inclusive antes de iniciarem o curso de Secretariado Executivo. Além disso, mesmo tendo essa consciência de desafios, eles persistem em enfrentá-las e contribuir para o avanço da profissão. |
Abstract: | Seen as one of the most expected stages by students, academic internships refer to the phase in which what has been learned in the classroom is put into practice. Law No. 11,788 of September 25, 2008 regulates that the internship constitutes an educational act aimed at productive student learning. Based on this, it is considered that the internship phase for Secretarial Executive students is of great value for the formation of these future professionals. After all, this will be the moment when students can not only confirm their professional field but also develop themselves through daily learning within an organization. The general objective of this study is to present the difficulties faced by male students in the Secretarial Executive program at the Federal University of Ceará during their search for internships. For this purpose, the following specific objectives were defined: to analyze the situations experienced by Secretarial Executive students during their internship search and to relate these difficulties to a potential dropout from the program. To achieve these objectives, a descriptive study was conducted with students of the Secretarial Executive program at the Federal University of Ceará. Data collection was carried out through partially structured forms made available on the Google Forms platform. Regarding the results, this study revealed that students are aware of the barriers imposed on the profession due to gender stereotypes, even before they start the Secretarial Executive program. Furthermore, despite being conscious of these challenges, they persist in facing them and contributing to the advancement of the profession. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77919 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1831559804900171 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-4174-2081 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3944876544344346 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_soaguiar.pdf | 228,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.