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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77906
Type: | TCC |
Title: | Localização de estações de carregamento de veículos elétricos no estado do Ceará: uma aplicação do método TOPSIS |
Authors: | Bomfim, Vilmar Felipe Ricardo |
Advisor: | Prata, Bruno de Athayde |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Mobilidade sustentável;Estações de carregamento de veículos elétricos;Localização de facilidades;Métodos de apoio à decisão |
Keywords in English : | Location od facilites;Decision support methods |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BOMFIM, Vilmar Felipe Ricardo. Localização de estações de carregamento de veículos elétricos no estado do Ceará: uma aplicação do método TOPSIS. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O desenvolvimento de alternativas que visem trazer maior sustentabilidade para atividades corriqueiras da sociedade, faz-se cada vez mais necessário, como por exemplo a troca da frota de veículos a combustão por veículos elétricos. Porém, para que tal substituição ocorra de forma satisfatória, é necessário a instalação de ampla infraestrutura para o carregamento dos veículos elétricos. Um dos alicerces desta infraestrutura são as estações de carregamento, já que elas são responsáveis, em sua grande maioria, pela recarga dos veículos elétricos fora da residência de seus proprietários. Instalar uma nova estação de carregamento é de fato um grande investimento, já que requer vários equipamentos com custo elevado e outros requisitos como acesso a rede elétrica, disponibilidade de carregadores entre outros fatores. Os locais para a instalação de novas estações de carregamento depende de vários critérios, e portanto trata-se de um problema de múltiplo critério e para auxiliar na resolução deste problema pode-se aplicar MCDA (Multi Criteria Decision Aid).Nesse sentido o objetivo deste trabalho é utilizar o método TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) para determinar locais de implantação de estações de carregamento nos trechos de rodovias estaduais e federais que ligam as cidades de Fortaleza a Juazeiro do Norte. Para melhor implementação do TOPSIS foram elaborados critérios qualitativos e quantitativos que endossam a questão de instalação de estações elétricas, ao passo que foi implementado um formulário de consulta pública com especialista da área, para saber a opinião deles acerca destes critérios. Deste modo foi possível executar o TOPSIS e assim consequentemente possível determinar alternativas de localização de pontos de estações de carregamento no trecho. |
Abstract: | The development of alternatives to bring more sustainability to the everyday activities in society, such as exchanging the fleet of vehicles that use combustion for electric vehicles, is increasingly necessary. However, a replacement of this greatness requiresan extensive infrastructure in order to occur satisfactorily and add comfort to the life of the common user. One of the foundations of this infrastructure are the charging stations, because they are mostly responsible for recharging the electric vehicles outside their owners’ homes. Installing a new charging station is a major investment indeed, because this kind of station requires several pieces of expensive equipment like access to the electrical grid, availability of chargers among other factors. The locations for installing new charging stations depend on several criteria, and therefore it is a multiple criteria problem and to assist in solving this problem MCDA (Multi Criteria Decision Aid) can be applied. In this sense, the objective of this work is to use the TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) method to determine locations for charging stations on stretches of state and federal highways that connect the cities of Fortaleza to Juazeiro do Norte. To better implement TOPSIS, qualitative and quantitative criteria were developed that endorse the questions of installing electrical stations, while a public consultation form was implemented with experts in the field, to find out their opinion on these criteria..Thus, it was possible to execute the method and, consequently, it was feasible to determine alternative locations for charging points in the highways of the state of Ceará. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77906 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9957040164697410 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias |
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