Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77877
Tipo: TCC
Título : Da graduação ao empreendedorismo: uma análise das competências empreendedoras dos graduandos e egressos do curso de Secretariado Executivo
Autor : Braga, Rafael Ferreira de Sousa
Tutor: Alcantara, Sonia Regina Amorim Soares de
Palabras clave en portugués brasileño: Empreendedorismo;Secretariado Executivo;Competências Empreendedoras
Palabras clave en inglés: Entrepreneurship;Executive Secretariat;Entrepreneurial Skills
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Fecha de publicación : 2023
Citación : BRAGA, Rafael Ferreira de Sousa. Da graduação ao empreendedorismo: uma análise das competências empreendedoras dos graduandos e egressos do curso de Secretariado Executivo. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O empreendedorismo tem se destacado cada vez mais como uma alternativa para a geração de emprego e renda, principalmente em cenários de instabilidade econômica. Nesse contexto, as competências empreendedoras se tornam essenciais para aqueles que desejam empreender. No entanto, é importante destacar que as competências empreendedoras não se limitam apenas a quem quer abrir um negócio, mas também para aqueles que desejam atuar em empresas, seja como gestor ou como colaborador. O curso de Secretariado Executivo forma profissionais com visão holística, capazes de assessorar organizações com base nos conhecimentos multidisciplinares adquiridos na formação. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa que permeia estre trabalho é: Investigar o grau de impacto das competências empreendedoras adquiridas pelos egressos e graduandos do curso de Secretariado Executivo na UFC para a sua atuação profissional. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo com os graduandos e egressos do curso citado, entre os períodos de 2017.1 a 2022.1. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico Survey. A análise dos dados foi feita usando a escala Likert de 5 pontos e uma tabela de competências baseada na tipologia das competências empreendedoras de Lenzi (2008). Após a análise dos dados, foi possível observar que o curso de Secretariado Executivo na UFC teve alto grau de impacto para uma parcela significativa dos respondentes da pesquisa, seja na aquisição das competências empreendedoras ou no aperfeiçoamento e compreensão teórica de competências já identificadas pelos profissionais antes do ingresso na graduação. A pesquisa também mostrou que há diferenças quando comparadas as percepções dos egressos e graduandos, indicando que a conclusão da graduação proporciona uma maior compreensão das competências em seu contexto profissional. Além disso os participantes elencaram barreiras diversas ao precisar das competências empreendedoras na sua atuação profissional, seja em aspectos práticos do empreendedorismo, limitações pessoais, limitações no ambiente de trabalho ou situações externas ao indivíduo. É importante ressaltar que os resultados revelam a possibilidade de abordagens mais profundas e claras sobre as competências nas disciplinas da graduação, para uma compreensão prática mais efetiva, conforme apontado por alguns participantes.
Abstract: Entrepreneurship has been increasingly standing out as an alternative for job creation and income generation, especially in scenarios of economic instability. In this context, entrepreneurial skills become essential for those who wish to venture. However, it is important to highlight that entrepreneurial skills are not limited only to those who want to start a business, but also for those who wish to work in companies, either as managers or employees. The Executive Secretariat course trains professionals with a holistic vision, capable of advising organizations based on the multidisciplinary knowledge acquired during their education. Therefore, the general objective of the research that permeates this work is: To investigate the degree of impact of entrepreneurial skills acquired by graduates and undergraduates of the Executive Secretariat course at UFC on their professional performance. A qualitative and quantitative research was conducted with the mentioned course's undergraduates and graduates, between the periods of 2017.1 and 2022.1. Data was collected through an electronic survey form. Data analysis was performed using a 5-point Likert scale and a competency table based on Lenzi's (2008) typology of entrepreneurial skills. After analyzing the data, it was possible to observe that the Executive Secretariat course at UFC had high degrees of impact for a significant portion of the survey respondents, whether in acquiring entrepreneurial skills or in the improvement and theoretical understanding of competencies already identified by professionals prior to joining the undergraduate program. The research also showed that there are differences when comparing the perceptions of graduates and undergraduates, indicating that completing the degree provides a greater understanding of competencies in their professional context. Additionally, the participants listed various barriers when needing entrepreneurial skills in their professional performance, including practical aspects of entrepreneurship, personal limitations, limitations in the work environment, or external situations affecting the individual. It is important to emphasize that the results reveal the possibility of deeper and clearer approaches to competencies in the undergraduate curriculum for a more effective practical understanding, as pointed out by some participants.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77877
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/4973711675622354
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_rfsbraga.pdf951,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.