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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77856
Tipo: | Dissertação |
Título : | A trajetória profissional e a avaliação dos(as) discentes e docentes da LII PITAKAJÁ acerca da formação de professores(as) indígenas na Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Ribeiro, Maíra Guimarães |
Tutor: | Sá, Leonardo Damasceno de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Licenciatura Intercultural Indígena;Professores(as) indígenas;Docentes formadores;Avaliação institucional |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | RIBEIRO, Maíra Guimarães. A trajetória profissional e a avaliação dos(as) discentes e docentes da formação LII PITAKAJÁ acerca da formação de professores(as) indígenas na Universidade Federal do Ceará. 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem o intuito de conhecer a percepção dos(as) discentes e docentes do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena das Etnias Pitaguary, Tapeba, Kanindé de Aratuba, Jenipapo-Kanindé e Anacé-LII PITAKAJÁ (segunda turma) do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará acerca das políticas públicas relacionadas à Educação Escolar Indígena e à Formação de Professores(as) Indígenas para atuarem nestas escolas, tanto no Brasil, e em especial no Ceará, assim como conhecer a percepção deles acerca desta política afirmativa na UFC e o desenvolvimento do seu processo formativo a partir da diferenciação, especificidade, interculturalidade, bilinguismo/multilinguismo e comunitarismo, assim como as políticas de acesso e permanência, formação continuada e programas especiais relacionados à elaboração de materiais didáticos/paradidáticos e pedagógicos para as escolas indígenas. Esta pesquisa tem como referência principal a Resolução N.o1, de 07/01/2015 do Conselho Nacional de Educação a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio. Esta pesquisa caracteriza-se como: qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, um estudo de caso, e realizada por meio de entrevista (cinco docentes e dois discentes). Conclui-se que a UFC vem enfrentando o desafio que envolve a complexidade de se ofertar uma Licenciatura Intercultural Indígena, e que tanto ela quanto as equipes envolvidas estão comprometidos com a qualidade da formação de professores indígenas. Necessita que este curso seja institucionalizado, inclusão de mais conhecimentos, saberes e bibliografias indígenas, assim como docentes formadores indígenas, para aprimorar a interculturalidade, como também mais recursos para as atividades letivas, ampliar as políticas de acesso e permanência para os estudantes, e o desenvolvimento de programas de elaboração de materiais didáticos e pedagógicos para as escolas indígenas. |
Abstract: | This research aims to understand the perception of students and teachers of the Indigenous Intercultural Degree Course of the Pitaguary, Tapeba, Kanindé de Aratuba, Jenipapo-Kanindé and Anacé-LII PITAKAJÁ Ethnicities (second class) of the Humanities Center of the Federal University of Ceará on public policies related to Indigenous School Education and the Training of Indigenous Teachers to work in theses schools, both in Brazil, and especially in Ceará, as well as knowing their perception about this affirmative policy at UFC and the development of its training process based on differentiation, specificity, interculturality, bilingualism/multilingualism and communitarianism, as well as access and permanence policies, continued training and special programs related to the development of didactic/paradidactic and pedagogical materials for indigenous schools. This research has as its main reference Resolution N.o 1, of 01/07/2015 of the National Education Council, which establishes the National Curricular Guidelines for the Training of Indigenous Teachers in Higher Education and Secondary Education courses. This research is characterized as: qualitative, descriptive, bibliographic and documentary, a case study, and carried out through interviews (five teachers and two students). It is concluded that UFC has been facing the challenge that involves the complexity of offering an Indigenous Intercultural Degree, and that both it and the teams involved are committed to the quality of training for indigenous teachers. It is necessary for this course to be institutionalized, including more indigenous knowledge and bibliographies, as well as indigenous teacher trainers, to improve interculturality, as well as more resources for teaching activities, expand access and permanence policies for students, and the development of programs for creating teaching and pedagogical materials for indigenous schools. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77856 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9912773799318142 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-5983-9132 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0430275226558223 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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