Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77838
Type: Guia
Title: Escala de avaliação do contexto de trabalho docente: guia.
Authors: Cunha, Esthela Sá
Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
De Melo, Lorena Aélio
Melo, Quitéria Alves
Keywords in Brazilian Portuguese : Escala de Avaliação;;Trabalho Docente;;EACTD.
Keywords in English : Rating Scale;;Teaching Work;;TWCAS.
Issue Date: 2023
Citation: Cunha, Esthela Sá et al. Escala de avaliação do contexto de trabalho docente: guia. Sobral: LAPPSIE - Universidade Federal do Ceará, 2024. 18 p.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este manual tem como objetivo fornecer instruções claras e concisas para a aplicação e interpretação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente (EACTD). A EACTD é um instrumento que permite um diagnóstico rápido e preciso do contexto de trabalho dos professores da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado). A escala pode ser utilizada por gestores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados. Nas páginas seguintes você encontrará informações sobre o conceito de contexto de trabalho, como aplicar a EACTD e como interpretar seus resultados. Assim, espera-se que este diagnóstico seja feito de forma consistente e confiável. pg 04 A avaliação do contexto laboral aqui proposta é feita a partir da coleta e análise de dados acerca da percepção que os professores têm sobre o ambiente em que trabalham. Os diversos itens da escala abrangem diferentes situações, atividades, relacionamentos e condições que perpassam o cotidiano escolar. Nesse sentido, os dados levantados podem ser usados para identificar fatores que afetam o bem-estar e o desempenho dos docentes, bem como a qualidade da educação. Os resultados obtidos a partir da aplicação da EACTD poderão orientar gestores e secretarias de educação estaduais e municipais no desenvolvimento de intervenções que impactem positivamente na qualidade da educação. Nesse sentido, a escala pode fornecer informações para a tomada de decisões e estratégicas para o desenvolvimento de políticas voltadas à melhoria do contexto laboral dos professores, à promoção da saúde e à qualidade de vida no trabalho, bem como a práticas educacionais equitativas. A construção deste instrumento é uma realização do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação
Abstract: This manual aims to provide clear and concise instructions for the application and interpretation of the Teaching Work Context Assessment Scale (EACTD). The EACTD is an instrument that allows a quick and accurate diagnosis of the work context of basic education teachers (Early Childhood Education, Elementary Education, Secondary Education, Youth and Adult Education and Specialized Educational Services). The scale can be used by managers, researchers, education professionals and other interested parties. On the following pages you will find information about the concept of work context, how to apply EACTD and how to interpret its results. Therefore, it is expected that this diagnosis will be made consistently and reliably. pg 04 The assessment of the work context proposed here is based on the collection and analysis of data about the perception that teachers have about the environment in which they work. The different items on the scale cover different situations, activities, relationships and conditions that permeate daily school life. In this sense, the data collected can be used to identify factors that affect the well-being and performance of teachers, as well as the quality of education. The results obtained from the application of EACTD will be able to guide managers and state and municipal education departments in the development of interventions that positively impact the quality of education. In this sense, the scale can provide information for decision-making and strategies for the development of policies aimed at improving the working context of teachers, promoting health and quality of life at work, as well as equitable educational practices. The construction of this instrument is carried out by the Laboratory of Practices and Research in Psychology and Education (LAPPSIE) at the Federal University of Ceará (UFC) and the Lemann Center for Leadership for Equity in Education
Description in Brazilian Portuguese: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77838
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4822-0454
https://orcid.org/0000-0001-9289-845X
https://orcid.org/0000-0002-6415-9024
https://orcid.org/0000-0002-2831-1631
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1818023056598329
http://lattes.cnpq.br/8266089190930601
http://lattes.cnpq.br/9869664646231181
http://lattes.cnpq.br/4267116496336781
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
manual_eactd.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.