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Tipo: Dissertação
Título : Estratégias argumentativas no podcast de mesa redonda: lugar de fala e projeção de identidades no 9° ano do ensino fundamental
Título en inglés: Argumentative strategies in the roundtable podcast: place of speech and projection of identities in the 9th year of elementary school
Autor : Carvalho, Sávio Rebouças de
Tutor: Zavam, Aurea
Palabras clave en portugués brasileño: Linguística textual;Gêneros multimodais;Consciência cidadã;Estratégias argumentativas;Gênero podcast
Palabras clave en inglés: Text linguistics;Multimodal genres;Podcast genre;Citizen conscience;Argumentative strategies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : CARVALHO, Sávio Rebouças de. Estratégias argumentativas no podcast de mesa redonda: lugar de fala e projeção de identidades no 9° ano do ensino fundamental. 2024. 230 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da prática discursiva de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental por meio do uso de determinadas estratégias argumentativas em um cenário de verdadeira interação social, criado a partir da elaboração e da produção de um podcast de mesa redonda. Parte-se, aqui, do pressuposto de que os eixos da leitura, da escrita e da oralidade devem ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa não de forma excludente, mas complementar, já que tais modalidades coexistem sem hierarquia nas diversas situações comunicativas que se concretizam no cotidiano, além de ratificar a percepção de que a prática linguística no contexto digital não se encerra com a produção de um dado gênero: as consequências e as implicações da sua publicação também são parte importante do processo discursivo. Para esse fim, foram trazidas à pesquisa contribuições teóricas acerca dos gêneros discursivos – a exemplo de Bakhtin (2011), Schneuwly e Dolz (2011a, 2011b), Amossy (2020) e Paveau (2021) –, da Linguística Textual – destacando-se, aqui, os trabalhos de Koch (2007, 2014), Marcuschi (2008, 2012) e Cavalcante e Brito (2022) –, dos multiletramentos – ressaltando-se, nesse caso, Rojo (2012) –, da argumentação e das estratégias argumentativas – tais como Abreu (2009), Weston (2009), Fiorin (2015) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) – e, na elaboração do caderno pedagógico, das noções de itinerário didático encontradas em Dolz, Lima e Zani (2020) e em Barros, Ohuschi e Dolz (2020). Esta pesquisa teve como método principal a revisão bibliográfica, sendo, dadas as suas finalidades, de natureza propositiva e de abordagem qualitativa. Seus objetivos apontam, assim, para a necessidade de trazer às práticas pedagógicas – principalmente no contexto das escolas públicas – gêneros discursivos condizentes com a dinâmica tecnológica e digital que envolve as relações interpessoais na contemporaneidade, bem como utilizá-los como plataforma para a realização de ações práticas que visem ao desenvolvimento da consciência cidadã e da capacidade crítica e criativa dos alunos através da utilização das estratégias argumentativas.
Abstract: This research aims to contribute to the improvement of the discursive practice of students in the 9th year of Elementary School through the use of certain argumentative strategies in a scenario of true social interaction, created from the elaboration and production of a roundtable podcast format. Here, we start from the assumption that the skills of reading, writing and speaking must be worked on in Portuguese language classes not in an exclusionary way, but in a complementary way, since such modalities coexist without hierarchy in the different communicative situations that take place in everyday life, in addition to ratifying the perception that linguistic practice in the digital context does not end with the production of a specific genre: the consequences and implications of its publication are also an important part of the discursive process. To this goal, theoretical contributions were brought to the research regarding discursive genres – such as Bakhtin (2011), Schneuwly and Dolz (2011a, 1011b), Amossy (2020) and Paveau (2021) –, Text Linguistics – highlighting, here, the works of Koch (2007, 2014), Marcuschi (2008, 2012) and Cavalcante and Brito (2022) –, of multiliteracies – highlighting, in this case, Rojo (2012) –, of argumentation and argumentative strategies – such as Abreu (2009), Weston (2009), Fiorin (2015) and Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014) – and, in the preparation of the pedagogical notebook, the notions of didactic itinerary found in Dolz, Lima and Zani (2020) and in Barros, Ohuschi and Dolz (2020). This research had as its main method the bibliographical review, and, given its purposes, it was propositional in nature and had a qualitative approach. Its objectives thus point to the need to bring to pedagogical practices – mainly in the context of public schools – discursive genres consistent with the technological and digital dynamics that involve interpersonal relationships in contemporary times, as well as using them as a platform for carrying out practical actions aimed at developing citizen conscience and students' critical and creative capacity through the use of argumentative strategies.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77822
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4946544304543647
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-1645-3330
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9339069550299151
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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