Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Maria Eleni Henrique da | - |
dc.contributor.author | Lima, José Romário de Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T19:23:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T19:23:11Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, José Romário de Paulo. A avaliação das capacidades físico-esportivas em escolas públicas estaduais localizadas no município de Fortaleza-CE. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77702 | - |
dc.description.abstract | The theme of this work is “The evaluation of physical-sporting capabilities in state public schools located in the municipality of Fortaleza-CE”. Considering that, for school Physical Education, the educational purposes are related to physical-sporting, cognitive and/or socio- affective abilities, and that, in the evaluation of this curricular component, the emphasis of its assessments has been on cognitive abilities, the current study has as its general objective: To analyse how the evaluation of physical-sporting abilities takes place in High School Physical Education classes in public schools in Fortaleza. The research used a qualitative, descriptive approach. Took part in the research 22 teachers, all of whom have ties to Ceará’s education department, working in public schools located in the municipality of Fortaleza. A questionnaire with 21 questions was used as a data collection instrument. The participants’ answers were examined using thematic analysis. The results demonstrated that the teachers diverged in their assessment of physical-sporting skills, since of the 22 participants, when asked whether they think it is essential to assess and evaluate physical-sporting skills, 10 said they do not think it is necessary, while 8 said yes and 4 gave inconclusive answers. Furthermore, the survey highlighted that most participants affirm they have a good level of knowledge about the subject and that they are satisfied with the way they evaluate their students. The methods commonly used by the participants are theory tests, assignments, and observation sheets, while the most regularly used assessment criteria are assignment submission, participation, collaboration in activities, attendance, and group assignments. Although there is disagreement regarding the use of physical-sporting skills assessment, half of the participants stated they had carried out successful assessments related to the topic. Based upon the successful evaluations mentioned by the participants, the educational survey entitled “Evaluation of physical-sporting capabilities in school Physical Education: a mapping of good evaluation practices in the city of Fortaleza-CE” was prepared in e-book format. Assessment in the Physical Education curriculum should be comprehensive, which is why this research contributes to the perception of assessment as well as evaluation, especially of physical and sporting abilities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A avaliação das capacidades físico-esportivas em escolas públicas estaduais localizadas no município de Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tema deste trabalho é “A avaliação das capacidades físico-esportivas em escolas públicas estaduais localizadas no município de Fortaleza-CE”. Levando em consideração que, para a Educação Física escolar, os objetivos educacionais estão relacionados às capacidades físico- esportivas, cognitivas e/ou socioafetivas e que, na avaliação do referido componente curricular, a ênfase da avaliação tem sido nas capacidades cognitivas, o presente trabalho tem como objetivo geral: Analisar como ocorre a avaliação das capacidades físico-esportivas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em escolas públicas de Fortaleza. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Participaram da pesquisa 22 professores e professoras com vínculo com a Secretaria de Educação do Ceará, com atuação em escolas públicas localizadas no município de Fortaleza. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário, com 21 questões. As respostas dos participantes foram analisadas utilizando a análise temática. Os resultados demonstraram que os professores divergem quanto à avaliação das capacidades físico-esportivas, visto que, dos 22 participantes, quanto a se acham necessário avaliar as capacidades físico-esportivas, 10 disseram que não acham necessário, enquanto 8 disseram que sim e 4 responderam de maneira inconclusiva. A pesquisa também demonstrou que a maioria dos participantes diz ter um bom nível de conhecimento quanto à temática e que se sente satisfeita sobre a maneira como avalia. Os instrumentos utilizados pelos participantes comumente são as provas teóricas, entrega de trabalhos e planilhas de observações; já os critérios avaliativos mais utilizados são entrega de trabalhos, participação, colaboração nas atividades, assiduidade e trabalhos em grupos. Embora exista divergência sobre a utilização da avaliação das capacidades físico-esportivas, metade dos participantes disse ter realizado avaliações exitosas relacionadas ao tema. Com base nas avaliações exitosas mencionadas pelos participantes, foi elaborado o produto educacional, intitulado “Avaliação das capacidades físico-esportivas na Educação Física escolar: um mapeamento de boas práticas avaliativas na cidade de Fortaleza-CE”, no formato de e-book. A avaliação no componente curricular Educação Física deve ser abrangente e, por isso, esta pesquisa contribui para o entendimento sobre avaliação, em especial das capacidades físico-esportivas. | pt_BR |
dc.title.en | Evaluation of physical-sports capacities in schools state public cities located in the municipality of Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Capacidades físico-esportivas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.en | Physical Education at school | pt_BR |
dc.subject.en | Assessment | pt_BR |
dc.subject.en | Physical-sporting abilities | pt_BR |
dc.subject.en | Secondary education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4933438061206616 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2076267318309264 | pt_BR |
local.date.available | 2024-08-14 | - |
Aparece nas coleções: | IEFES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jrplima.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.