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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77678
Type: | Dissertação |
Title: | Impacto dos veículos elétricos nas infraestruturas elétricas e urbanas, otimização no carregamento e gerenciamento de tráfego: estudo de aso na cidade de Fortaleza |
Authors: | Ferreira, Antonio Gustavo Lima |
Advisor: | Pontes, Ricardo Silva Thé |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Engenharia de tráfego;Energia elétrica - Consumo;Mobilidade urbana;Rede elétricas |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FERREIRA, Antônio Gustavo Lima. Impacto dos veículos elétricos nas infraestruturas elétricas e urbanas, otimização no carregamento e gerenciamento de tráfego: estudo de caso na cidade de Fortaleza. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As mudanças climáticas têm levado governos, empresas e a sociedade a buscar processos e tecnologias que mitiguem os impactos de tais alterações do clima, buscando manter um desenvolvimento sustentável. A matriz elétrica e a mobilidade urbana são dois setores que mais rapidamente podem influenciar na transição energética. A matriz elétrica pela crescente presença das fontes renováveis e a mobilidade urbana com a participação dos veículos elétricos contribuirão definitivamente para uma sociedade com baixo carbono no ar. Os veículos elétricos (VEs) neste milênio se tornarão uma solução eficiente para tais questões, já que 25% das emissões de gases do efeito estufa são oriundas de veículos movidos a combustíveis fósseis. A rápida adesão da população para esse transporte (VE) em alguns países europeus, nos EUA e na China surpreendeu os órgãos governamentais, pois a infraestrutura da rede de distribuição elétrica e a infraestrutura do trânsito das cidades não estavam preparadas para tão rápido crescimento. Isso tem causado gargalos de estação de recarga (eletropostos) em relação ao número de veículos elétricos em circulação. Em alguns lugares dos Estados Unidos essa relação já chega a 100 (VEs) para 1 posto de recarga. Importante observar que, mesmo para uma recarga rápida do VE, exige-se o tempo mínimo de 30 minutos. Esta dissertação tem como objetivo apresentar a avaliação do impacto dos veículos elétricos nas infraestruturas elétricas e urbanas, otimização no carregamento e gerenciamento de tráfego – estudo de caso na cidade de Fortaleza. Foi feita uma breve análise dos impactos que os VEs irão causar na arquitetura e urbanismo das cidades, bem como na engenharia de tráfego, buscando uma integração inteligente, entre as diversas infraestruturas urbanas. A partir disso, primeiro foram realizadas simulações envolvendo os postos elétricos com recargas rápidas e a rede de distribuição elétrica, visando analisar como a rede foi afetada pela presença dos VEs em recarga. Em um segundo momento, foi levado em consideração o tráfego urbano, de modo a se analisar como um novo polo gerador de viagem (PGV) poderia interferir no trânsito da região estudada. Para as análises, foram utilizados os métodos de Monte Carlo e Voronoi, auxiliados pelos softwares OpenDSS® e Matlab®. Uma área de aproximadamente 5 km2, no bairro Aldeota, da Secretaria Regional 2, da cidade de Fortaleza, no Ceará, foi utilizada para a validação da metodologia proposta. |
Abstract: | Climate change has led governments, companies and society to seek processes and technologies that mitigate the impacts of such climate changes, seeking to maintain sustainable development. The electrical matrix and urban mobility are two sectors that can most quickly influence the energy transition. The electrical matrix, through the growing presence of renewable sources, and urban mobility with the participation of electric vehicles will definitely contribute to a society with low carbon in the air. Electric vehicles (EVs) in this millennium will become an efficient solution to such issues, as 25% of greenhouse gas emissions come from vehicles powered by fossil fuels. The population's rapid adoption of this transport (EV) in some European countries, the USA and China surprised government bodies, as the infrastructure of the electrical distribution network and the traffic infrastructure of cities were not prepared for such rapid growth. This has caused bottlenecks at charging stations (electric stations) in relation to the number of electric vehicles in circulation. In some places in the United States this ratio already reaches 100 (EVs) for 1 charging station. It is important to note that, even for a quick EV recharge, a minimum time of 30 minutes is required. This dissertation aims to present the assessment of the impact of electric vehicles on electrical and urban infrastructure, charging optimization and traffic management – a case study in the city of Fortaleza. A brief analysis was made of the impacts that EVs will cause on the architecture and urbanism of cities, as well as on traffic engineering, seeking intelligent integration between the various urban infrastructures. From this, simulations were first carried out involving electric stations with fast recharges and the electrical distribution network, aiming to analyze how the network was affected by the presence of EVs being recharged. In a second step, urban traffic was taken into account, in order to analyze how a new trip generating hub (PGV) could interfere with traffic in the studied region. For the analyses, the Monte Carlo and Voronoi methods were used, assisted by the OpenDSS® and Matlab® software. An area of approximately 5 km2, in the Aldeota neighborhood, in Regional Secretariat 2, in the city of Fortaleza, Ceará, was used to validate the proposed methodology. |
Description in Brazilian Portuguese: | Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77678 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8645840981072862 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1674775796751929 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DEEL - Dissertações defendidas na UFC |
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