Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77642
Tipo: TCC
Título: A Paisagem sonora da escola Waldir Leopércio em Varjota: um passeio através dos sons. 2023
Autor(es): Nascimento, Jheimison Costa
Orientador: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Coorientador: Rodrigues, Hillary Bastos Vasconcelos
Palavras-chave em português: Paisagem sonora;Educação musical;Educação básica
Palavras-chave em inglês: Soundscape;Musical education;Basic education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, J. C. A Paisagem sonora da escola Waldir Leopércio em Varjota: um passeio através dos sons. 2023. 59f. TCC (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: A presente pesquisa surge a partir da ideia de realizar um mapeamento sonoro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Leopércio, na cidade de Varjota-CE. Para a realização deste estudo se deu através de uma série de oficinas sobre paisagem sonora, realizadas pelo Eixo de Formação do projeto de extensão Música na Escola, na qual emergiu-se a cerca da temática durante o ano de 2019. Além disso, ainda não haviam estudos relacionados à temática realizados no município. A pergunta de partida deste estudo foi: Quais as sonoridades que compõem a paisagem sonora da Escola Waldir Leopércio em Varjota-CE? O objetivo geral foi identificar e analisar a paisagem sonora representativa da escola. Para além disso, enquanto objetivos específicos foi contextualizar os dados sobre o município de Varjota e sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Leopércio, além de registrar e descrever as marcas sonoras identificáveis da paisagem sonora do local. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, tendo como foco a investigação do contexto escolar. Os ruídos, sons e decibéis foram coletados e analisados utilizando um gravador de áudio e um aplicativo medidor de decibéis. Logo, a pesquisa evidenciou a paisagem sonora e a sua relevância no cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Leopércio, da cidade de Varjota-CE, bem como para todo o corpo estudantil, e para os funcionários daquele local, procurando expor e dialogar conscientemente a respeito dos sons e ruídos que compõem a paisagem sonora.
Abstract: The present research arises from the idea of carrying out a sound mapping of the Waldir Leopércio Municipal Elementary School, in the city of Varjota-CE. This study was carried out through a series of workshops on soundscape, carried out by the Training Axis of the Music at School extension project, in which the theme emerged during the year 2019. There were studies related to the theme carried out in the municipality. The starting question of this study was: What are the sounds that make up the soundscape of the Waldir eopércio School in Varjota-CE? The general objective was to identify and analyze the representative soundscape of the school. In addition, as specific objectives, it was to contextualize the data on the municipality of Varjota and on the Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Leopércio, in addition to registering and describing the identifiable sound marks of the local soundscape. It is, therefore, an observational case study, focusing on the investigation of the school context. Noises, sounds and decibels were collected and analyzed using an audio recorder and a decibel meter application. Therefore, the research evidenced the soundscape and its relevance in the everyday life of the Municipal School of Elementary Education Waldir Leopércio, in the city of Varjota-CE, as well as for the entire student body, and for the employees of that place, seeking to consciously expose and dialogue about the sounds and noises that make up the soundscape.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77642
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8786127225493802
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-2371-5132
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9340739968024503
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/6099370989028781
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jcnascimento.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.