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dc.contributor.advisorCarneiro, Fábio Delano Vidal-
dc.contributor.authorBenício, Flávia Maria Araújo-
dc.date.accessioned2024-08-09T16:26:40Z-
dc.date.available2024-08-09T16:26:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBENÍCIO, Flávia Maria Araújo. Apropriação dos gêneros carta aberta e petição on-line construídos por alunos do 9° ano do ensino fundamental na produção de textos do campo da vida pública. 2024. 174 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77624-
dc.description.abstractThe objective of the present research was the appropriation of the online petition and open letter genres by middle school students (9th grade) through the production of texts in the field of public life, aiming at the practice of critical citizenship. For this purpose, a didactic device was developed to enhance students' use of argumentative strategies in the construction of reivindicative and propositional texts. The theoretical basis adopted was Socio-Discursive Interactionism, which advocates the centrality of language in and for human interactions and these interactions for human development. This theory proposes a method of text analysis, from which we emphasize, without detriment to a holistic view, the dimensions of the production context, textual infrastructure (especially the argumentative sequence), and enunciative mechanisms. We worked on these elements through text production proposals that took into account problems related to the students' social context, seeking to make them feel the need to write and, thus, understand the social role of writing in civic life. In addition to Socio-Discursive Interactionism (SDI), we relied on Adam's (2019) concepts on the argumentative sequence, comparing them with how Bronckart (2023), a pioneer of SDI, addresses this topic. Regarding argumentation, we used concepts from Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014) and Amossy (2020), as they offer a comprehensive perspective on argumentation theory and rhetorical practice, providing conceptual and analytical tools to understand and use arguments effectively and persuasively. The research is characterized as action research, and we applied two didactic sequences (Dolz and Schneuwly, 2004), one on the online petition genre and the other on the open letter. Each didactic sequence was driven by themes that directly affected the students, such as the school's structure and bullying practices. At each stage of implementing the didactic sequences, we observed the students' challenges with writing after two years of fully remote education, but also the progress between the initial and final productions: better mastery of the addressed genres, identifiable production context, organization between the author's voice and social voice, among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleApropriação dos gêneros carta aberta e petição on-line construídos por alunos do 9° ano do ensino fundamental na produção de textos do campo da vida públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo da presente pesquisa foi a apropriação dos gêneros petição on-line e carta aberta por alunos do Ensino Fundamental (9º ano) por meio da produção de textos do campo da vida pública, visando à prática do exercício crítico da cidadania. Para isso, foi elaborado um dispositivo didático com o intuito de aprimorar o uso de estratégias argumentativas pelos alunos na construção de textos reivindicatórios e propositivos. A base teórica adotada foi o Interacionismo Sociodiscursivo, que advoga a centralidade da linguagem para e nas interações humanas e dessas interações para o desenvolvimento humano. Essa teoria propõe um método de análise de textos, do qual enfatizamos, sem detrimento de uma visão de totalidade, as dimensões do contexto de produção, a infraestrutura textual (especialmente a sequência argumentativa) e os mecanismos enunciativos. Trabalhamos esses elementos por meio de propostas de produção de textos que levavam em conta problemas relacionados ao contexto social dos alunos, buscando fazer com que sentissem a necessidade de escrever e, assim, compreendessem o papel social da escrita na vida cidadã. Além do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), apoiamo-nos nos conceitos de Adam (2019) sobre a sequência argumentativa, comparando-os com a maneira como Bronckart (2023), pioneiro do ISD, aborda esse tema. Em relação à argumentação, utilizamos conceitos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e de Amossy (2020), pois oferecem uma perspectiva abrangente sobre a teoria da argumentação e a prática retórica, disponibilizando ferramentas conceituais e analíticas para compreender e utilizar os argumentos de forma eficaz e persuasiva. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação e aplicamos duas sequências didáticas (Dolz e Schneuwly, 2004), uma sobre o gênero petição on-line e outra sobre carta aberta. Cada sequência didática teve como impulsionamento para a escrita dos estudantes temas que os afligiam diretamente, como a estrutura da escola e a prática do bullying. A cada etapa da realização das sequências didáticas, observamos os desafios dos estudantes com a escrita após dois anos de ensino totalmente remoto, mas também os avanços entre as produções inicial e a final: melhor domínio dos gêneros abordados, contexto de produção identificável, organização entre voz do autor e voz social, entre outros.pt_BR
dc.subject.ptbrArgumentaçãopt_BR
dc.subject.ptbrInteracionismo sociodiscursivo;pt_BR
dc.subject.ptbrProdução de textopt_BR
dc.subject.enArgumentationpt_BR
dc.subject.enSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subject.enText productionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5308621740154194pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9172-452Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4207189875318218pt_BR
local.date.available2024-08-12-
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