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Tipo: TCC
Título : Atendimento digital: avaliação da satisfação dos clientes durante a pandemia covid-19
Autor : Silva, Andrea Camila Sousa
Tutor: Romero, Claudia Buhamra Abreu
Palabras clave en portugués brasileño: Satisfação do cliente;Serviços;Canais digitais
Palabras clave en inglés: Customer satisfaction;Services;Digital channels
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2021
Citación : SILVA, Andrea Camila Sousa. Atendimento digital: avaliação da satisfação dos clientes durante a pandemia covid-19. 2021. 91 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Em dezembro de 2019 teve início o surto de COVID-19, doença que se mostrou mais forte do que as demais do mesmo grupo de vírus. As autoridades governamentais e sanitárias determinaram o isolamento social com lockdown em muitas localidades para limitar ou reduzir o contágio e o consequente esgotamento do sistema hospitalar. Diante desse cenário as empresas tiveram que se adaptar procurando, principalmente, meios digitais para o atendimento aos seus clientes. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a satisfação dos clientes com o atendimento por meio de canais digitais, tendo como objeto de estudo a distribuidora de energia do Estado do Ceará, cuja escolha se justifica pela importância do serviço prestado e pelo tamanho da sua carteira de clientes. Para atender ao objetivo estabelecido foi realizada pesquisa online com residentes de Fortaleza-CE que utilizaram pelo menos uma das plataformas digitais de atendimento da empresa durante a pandemia, sendo elas: WhatsApp, aplicativo para smartphone e site da empresa. Os resultados mostram que os clientes estão satisfeitos com o atendimento digital, no que se refere a responsividade e disponibilidade das plataformas, sua confiabilidade e o conforto pela conveniência que proporcionam. No entanto, foram verificados dois pontos de atenção que podem levar à insatisfação do cliente: a quantidade insuficiente de serviços disponíveis nas plataformas e a indisponibilidade por problemas técnicos.
Abstract: In December 2019 the outbreak of COVID-19 began, a disease that proved to be stronger than the others in the same group of viruses. Government and health authorities have determined social isolation with lockdown in many locations to slow down the accelerated contagion and the consequent breakdown of the hospital system. Faced with this scenario, companies had to adapt themselves, looking mainly for digital ways to serve their customers. Thus, the present study has the general objective of analyzing customer satisfaction with service through digital channels, with the object of study being the Ceará’s energy distributor, whose choice is justified by the importance of the service provided and by the size of the its customer portfolio. To meet the established objective, an online survey was conducted with residents of Fortaleza-CE who used at least one of the company's digital service platforms during the pandemic, namely: WhatsApp, smartphone application and the company's website. The results show that customers are satisfied with the digital service, with regard to the responsiveness and availability of the platforms, their reliability and comfort for the convenience they provide. However, two points of attention were verified that can lead to customer dissatisfaction: the insufficient amount of services available on the platforms and the unavailability due to technical problems.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77549
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0303412701769263
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-5971-7693
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2579015087449078
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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