Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77511
Tipo: Dissertação
Título : A grande aposta: o ingresso de filhas e filhos de trabalhadora doméstica na universidade pública
Autor : Ezequiel, Lara Caroline
Tutor: Lima, Geísa Mattos de Araújo
Palabras clave en portugués brasileño: Trabalho doméstico remunerado;Trajetória educacional;Acesso à universidade
Palabras clave en inglés: Paid domestic work;Educational path;Access to university
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : EZEQUIEL, Lara Caroline. A grande aposta: o ingresso de filhas e filhos de trabalhadoras domésticas na universidade pública. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender como a trajetória de filhas e filhos de trabalhadoras domésticas impactou e/ou influenciou o processo de entrada na universidade pública e as suas aspirações pessoais. A partir deste escopo, buscou-se compreender sobre o impacto da profissão da mãe trabalhadora doméstica na vida dos estudantes universitários e como as transformações no Brasil nos últimos vinte anos impactou a vida dos estudantes e de suas famílias. Diante disso, empreendeu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza empírica e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica dividiu-se em duas vertentes: o trabalho doméstico no Brasil e o ingresso na universidade brasileira. Com as contribuições teóricas de autoras como Federeci (2019), Gonzalez (2020), Davis (2019), Farias (2019), Lopes (2018) e Brites (2013), foi-se possível elaborar um panorama do trabalho doméstico no Brasil perante as perspectivas analíticas da teoria feminista, dos estudos sobre raça, da representação midiática e das perspectivas jurídicas. Em relação à universidade, analisou-se o panorama histórico da universidade no Brasil, questões e políticas de acesso à universidade, capital cultural, questões raciais, preconceito de classe com o aporte de teórico de autores como Bourdieu (1998; 2006), Bourdieu e Passeron (1992), Chauí (2000) e Mendonça (2000). A pesquisa de campo compreendeu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com dez pessoas interlocutoras de diferentes cursos universitários e regiões do Brasil. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados a partir de três eixos temáticos: 1) a vida familiar e escolar; 2) o ingresso na universidade e a vida universitária e 3) a relação com a profissão da mãe e as perspectivas sobre o trabalho doméstico. Por fim, com a análise teórica e a pesquisa de campo, concluiu-se que: a busca por um diploma universitário está relacionada a uma maneira de tentar subverter a pobreza geracional; as mães empreendem investimento financeiro e emocional nas filhas, especificamente, como forma de garantir a descontinuidade do trabalho doméstico intergeracional; o desejo de ascensão socioeconômica dos estudantes é motivado pela retribuição às mães, para garanti-las uma velhice tranquila e tirá-las do trabalho doméstico remunerado.
Abstract: The purpose of this study is to understand how the trajectory of daughters and sons of domestic workers has impacted and/or influenced the process of entering public universities and their personal aspirations. From this scope, it seeks to understand the impact of the profession of the domestic worker mother on the lives of university students and how the transformations in Brazil in the last twenty years have impacted the lives of students and their families. In this context, a qualitative, empirical and bibliographic research was undertaken. The bibliographic research was structured in two areas: domestic work in Brazil and admission to Brazilian universities. With the theoretical contributions of authors such as Federeci (2019), Gonzalez (2020), Davis (2019), Farias (2019), Lopes (2018) and Brites (2013), it was possible to develop an overview of domestic work in Brazil from the analytical perspectives of feminist theory, race studies, media representation and legal perspectives. In relation to the university, the historical panorama of the university in Brazil, issues and policies of access to the university, cultural capital, racial issues, class prejudice were analyzed with the contribution of theoretical authors such as Bourdieu (1998; 2006), Bourdieu and Passeron (1992), Chauí (2000) and Mendonça (2000). The field research was based on semi-structured interviews with ten interlocutors from different university courses and regions of Brazil. The data collected in the interviews were analyzed based on three thematic axes: 1) family and school life; 2) admission to university and university life, and 3) the relationship with the mother's profession and perspectives on domestic work. Finally, with the theoretical analysis and field research, it was concluded that: the pursuit of a university degree is related to a way of trying to subvert generational poverty; mothers undertake financial and emotional investment in daughters, specifically as a way of ensuring the discontinuity of intergenerational domestic work; one of the main objectives of the students' desire for socioeconomic advancement is to repay their mothers for their sacrifice, to guarantee them a peaceful old age and to take them out of paid domestic work.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77511
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7904214410998260
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5400490322782974
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_lcezequiel.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.