Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77465
Tipo: TCC
Título : Análise da implementação de metodologias de ensino ativas durante a monitoria acadêmica na disciplina de cálculo vetorial para engenharia
Autor : Melo, Alexandre da Silva
Tutor: Barroso, Natália Maria Cordeiro
Palabras clave en portugués brasileño: Monitoria;Ensino-aprendizagem;Metodologias ativas
Palabras clave en inglés: Monitoring;Teaching and learning;Active methodologies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : MELO, Alexandre da Silva. Análise da implementação de metodologias de ensino ativas durante a monitoria acadêmica na disciplina de cálculo vetorial para engenharia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação de diferentes metodologias de ensino ativas empregadas durante a monitoria da disciplina de Cálculo Vetorial para Engenharia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo abrange três semestres: 2017.1, 2018.1 e 2019.1. Durante o semestre de 2018.1, foi implementada a metodologia de Oficinas de Aprendizagem, na qual os alunos trabalhavam em equipes para resolver exercícios e apresentar suas soluções para a turma. Já no semestre de 2019.1, foram implementadas duas atividades distintas: Testes de Conhecimento e o uso de Folhas Resumo durante as avaliações. No semestre 2017.1, as metodologias em questão não foram implementadas, tornando os dados deste período equivalentes a um grupo de controle. A análise das notas dos alunos revelou que nos semestres nos quais as novas metodologias foram implementadas, houve uma maior concentração de notas em intervalos mais altos, indicando um melhor desempenho. Também foi aplicado um questionário para coletar a percepção dos alunos sobre as metodologias utilizadas em 2019. A maioria dos estudantes considerou que as atividades ajudaram na compreensão da disciplina, também promoveram a cooperação e a troca de conhecimento entre eles e contribuíram para a sensação de segurança durante as avaliações. Os resultados apontam que a implementação de metodologias interativas e colaborativas dentro das atividades de monitoria podem contribuir positivamente para o desempenho dos alunos de diversas maneiras, seja de forma a consolidar os conhecimentos, promover o vínculo entre os estudantes e até mesmo de forma a combater o nervosismo durante as avaliações.
Abstract: The present work aims to analyze the implementation of different active teaching methodologies used during monitoring in the Vector Calculus course for Engineering at the Federal University of Ceará (UFC). The study spans three semesters: 2017.1, 2018.1, and 2019.1. During the semester of 2018.1, the Workshop Learning methodology was implemented, in which students worked in teams to solve exercises and present their solutions to the class. In the semester of 2019.1, two different activities were implemented: Knowledge Tests and the use of Summary Sheets during evaluations. In the semester 2017.1, the mentioned methodologies were not implemented, making the data from this period equivalent to a control group. The analysis of students' grades revealed that in semesters where the new methodologies were implemented, there was a higher concentration of grades in higher ranges, indicating better performance. A questionnaire was also administered to collect students' perceptions of the methodologies used in 2019. The majority of students considered that the activities helped in understanding the subject, promoted cooperation and knowledge exchange among them, and contributed to a sense of security during evaluations. The results suggest that the implementation of interactive and collaborative methodologies within monitoring activities can positively contribute to students' performance in various ways, whether by consolidating knowledge, fostering bonds between students, or even mitigating nervousness during evaluations.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77465
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9325783175282486
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_asmelo.pdf625 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.