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Tipo: Dissertação
Título : Contribuição do trabalho dos jovens durante o ensino médio nos rendimentos das famílias
Autor : Silva, Maria Ivonete Alves da
Tutor: Sousa, Francisca Zilãnia Mariano
Co-asesor: Benevides, Alesandra de Araújo
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino Integral;Jovens;Oferta de Trabalho
Palabras clave en inglés: Full-Time Education;Youth;Labor Supply
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : SILVA, Maria Ivonete Alves da. Contribuição do trabalho dos jovens durante o ensino médio nos rendimentos das famílias. 2024. 54f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024.
Resumen en portugués brasileño: Políticas públicas que promovem a implementação de escolas de tempo integral impõem desafios aos jovens que buscam conciliar estudo e trabalho, devido à extensão da carga horária escolar. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da decisão dos jovens em estudar e trabalhar durante o ensino médio nos rendimentos das famílias. Além disso, visa comparar esses resultados com o Programa Pé-de-Meia, avaliando se os incentivos financeiros dessa política são compatíveis com a contribuição dos alunos que trabalham no orçamento familiar. A metodologia aplicada inclui o algoritmo de correspondência Coarsened Exact Matching (CEM) combinado com o método de Pareamento por Escore de Propensão (PEP), além de uma análise de sensibilidade para verificar a robustez dos resultados. Para isso, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022. Os resultados indicam que jovens que optam por trabalhar enquanto estudam podem contribuir mensalmente com valores entre R$ 230,32 e R$ 347,23 para a renda domiciliar per capita. Constata-se assim, considerando a estimativa mais conservadora, uma diminuição média de R$ 230,32 na renda familiar per capita para alunos que apenas estudam. Portanto, o benefício mensal oferecido pelo Programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 255,55, excede em 11% a quantia necessária para compensar essa perda.
Abstract: Public policies promoting the implementation of full-time schools present challenges to young people who seek to balance study and work due to the extended school hours. This study aims to analyze the impact of young people's decision to study and work during high school on family incomes. Additionally, it aims to compare these results with the Pé-de-Meia Program, evaluating whether the financial incentives of this policy are compatible with the contributions of working students to the household budget. The applied methodology includes the Coarsened Exact Matching (CEM) algorithm combined with the Propensity Score Matching (PSM) method, as well as a sensitivity analysis to verify the robustness of the results. For this, microdata from the 2022 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) were used. The results indicate that young people who choose to work while studying can contribute between R$ 230.32 and R$ 347.23 per month to the per capita household income. Thus, considering the most conservative estimate, a decrease of R$ 230.32 in per capita family income is observed for students who only study. Therefore, the monthly benefit offered by the Pé-de-Meia Program, amounting to R$ 255.55, exceeds by 11% the amount necessary to compensate for this loss.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77453
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2777447056622692
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6094330111559908
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

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