Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77410
Tipo: | Guia |
Título: | Redação Científica: cartilha para pesquisadores |
Autor(es): | Mota, Caio de Oliveira Nogueira, Diego Benevides Bezerra, Herbenio de Souza Dias, Katiuscia de Sousa Silva, Matheus ferreira de Morais Farias, Maria Giovanna Guedes |
Entidade(s) Autora(s): | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará |
Palavras-chave em português: | Redação científica;Produção científica;Trabalhos acadêmicos |
Data do documento: | 2023 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | MOTA, Caio de Oliveira; NOGUEIRA, Diego Benevides; BEZERRA, Herbenio de Souza; DIAS, Katiuscia de Sousa; SILVA, Matheus Ferreira de Morais. Redação científica: cartilha para pesquisadores. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2023. |
Resumo: | A vida acadêmica é almejada por muitos, seja por motivações pessoais, acadêmicas ou profissionais. Esse percurso exige, dos dispostos a percorrê-lo, uma série de atitudes, posicionamentos e conformidades que estejam dentro do fazer científico responsável e comprometido com a sociedade. Dentre aquilo que se espera de mestrandos e doutorandos está o domínio de habilidades necessárias para bem comunicar sua pesquisa, processo que é consequência direta da forma como suas ideias são escritas. Em nosso cotidiano, recorremos à escrita para diferentes propósitos, todos com suas próprias regras, mais ou menos rígidas. Assim, utilizamos emojis em uma comunicação informal pela internet, por exemplo, como forma de demarcar nossas emoções a distância; ou “quebramos” uma mensagem de e-mail em alguns parágrafos separados por um espaço em branco, tornando mais agradável a leitura do nosso destinatário. Para o propósito científico, faz-se necessário darmos um passo além da escrita, nos apropriando de técnicas de redação científica. A redação científica envolve a expressão e o registro de ideias de modo coerente e coeso, munindo o futuro leitor com as ferramentas necessárias para a compreensão do texto. Por meio da aplicação de técnicas que envolvem, tanto a forma como o conteúdo do que é redigido, o autor demonstra que realizou uma pesquisa em consonância com o método científico, deixando claros seus início, meio e fim. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77410 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0003-2832-1634 https://orcid.org/0009-0008-1226-2696 https://orcid.org/0000-0002-7901-3909 https://orcid.org/0009-0005-9870-478X https://orcid.org/0000-0002-2690-3350 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8662541613367987 http://lattes.cnpq.br/6959995096250776 http://lattes.cnpq.br/5380147436738584 http://lattes.cnpq.br/7559132669141050 http://lattes.cnpq.br/9990527911676096 http://lattes.cnpq.br/3383299470190507 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCI - Guias/Manuais/Cartilhas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_cart_comota.pdf | 56,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.