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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77390
Type: | Dissertação |
Title: | Cultura de aprendizagem no setor de serviços profissionais: um estudo em empresas contábeis |
Authors: | Silva Júnior, José Aurélio da |
Advisor: | Lima, Tereza Cristina Batista de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Cultura;Aprendizagem;Empresas Contábeis |
Keywords in English : | Culture;Learning;Accounting Companies |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | SILVA JUNIOR, José Aurélio da. Cultura de aprendizagem no setor de serviços profissionais: um estudo em empresas contábeis. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A partir dos desafios organizacionais, as empresas prestadoras de serviços contábeis estão inseridas em um ambiente repleto de alterações na legislação. Para superar os desafios inerentes a este contexto, a cultura de aprendizagem pode ser uma estratégia eficaz a ser utilizada. Este estudo tem por objetivo compreender a cultura de aprendizagem em empresas contábeis a partir do modelo teórico de investigação de cultura de aprendizagem de Marsick e Watkins (2003). Alinhada a esta delimitação de pesquisa, este estudo tem por objetivo investigar a cultura de aprendizagem em empresas contábeis. O estudo tem abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e com o objetivo descritivo e exploratório, possuindo como sujeitos 14 colaboradores que atuam em empresas contábeis estabelecidas no município de Fortaleza/CE. Para coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado baseado no modelo teórico de Marsick e Watkins (2003). Na análise de dados, foi feita uma análise de conteúdo, com suporte do software Atlas.ti. Os resultados descrevem de forma prática como ocorre a cultura de aprendizagem no nível individual, grupal e organizacional. Os resultados oriundos do nível individual ocorrem com o aprendizado no trabalho, com o apoio e incentivo a treinamentos contínuos, com as oportunidades de crescimento, nos desafios e erros para a extração de aprendizagem e com o feedback. Os resultados oriundos do nível grupal foram discorridos através da aprendizagem em equipe, que ocorreu por meio das discussões em grupo. Os resultados oriundos do nível organizacional ocorrem com a disseminação de aprendizado, mecanismos de aprendizagem e mecanismos de captação de pontos de melhoria, com a contribuição para a visão da organização, integração departamental, com a percepção do trabalho individual e por meio do reconhecimento profissional, com o subsídio da cultura organizacional, com a capacitação das lideranças, treinamento e orientações das lideranças e com o compartilhamento de informações internas. As limitações da pesquisa dizem respeito a indisponibilidade das empresas contábeis em aderir a pesquisa. As pesquisas futuras podem ser executadas com a combinação de diferentes modelos teóricos de cultura de aprendizagem, assim como a combinação de procedimentos metodológicos de natureza qualitativa. |
Abstract: | Based on organizational challenges, accounting service companies are embedded in an environment filled with changes in legislation. To overcome the challenges inherent in this context, a learning culture can be an effective strategy to be used. This study aims to understand the learning culture in accounting companies based on the theoretical model of learning culture investigation by Marsick and Watkins (2003). Aligned with this research delimitation, this study aims to investigate the learning culture in accounting companies. The study has a qualitative approach, with field research and a descriptive and exploratory objective, involving 14 employees working in accounting firms established in the city of Fortaleza/CE. For data collection, a semi-structured interview script was used based on the theoretical model of Marsick and Watkins (2003). In the data analysis, content analysis was performed, supported by the Atlas.ti software. The results practically describe how the learning culture occurs at the individual, group, and organizational levels. The results at the individual level occur with learning at work, with support and encouragement for continuous training, growth opportunities, challenges, and errors for learning extraction, and feedback. The results at the group level were discussed through team learning, which occurred through group discussions. The results at the organizational level occur with the dissemination of learning, learning mechanisms, and mechanisms for capturing improvement points, contributing to the organization's vision, departmental integration, individual work perception, and through professional recognition, with the support of organizational culture, leadership training, leadership training and guidance, and internal information sharing. The limitations of the research relate to the unavailability of accounting companies to adhere to the research. Future research can be carried out by combining different theoretical models of learning culture, as well as combining qualitative methodological procedures. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77390 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-0236-513X |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6723102641565071 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7117960824805237 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
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