Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77389
Type: Dissertação
Title: Gestão da produtividade e qualidade de vida dos analistas de controle externo: uma avaliação do programa de teletrabalho no Tribunal de Contas do Estado do Ceará
Authors: Duarte, Lucas de Sousa
Advisor: Braz, Milena Marcintha Alves
Keywords in Brazilian Portuguese : Teletrabalho;Qualidade de vida;Políticas públicas
Keywords in English : Telecommuting;Quality of life;Public policies
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2024
Citation: DUARTE, Lucas de Sousa. Gestão da produtividade e qualidade de vida dos analistas de controle externo: uma avaliação do programa de teletrabalho no Tribunal de Contas do Estado do Ceará. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O conflito entre o acúmulo de demandas da administração pública e o direito dos cidadãos à razoável duração dos processos vem incentivando o surgimento de diversas políticas públicas nas áreas da gestão e do trabalho que visam ao aumento da produtividade com reflexos diretos sobre os servidores públicos. Dessa forma, a pesquisa teve o objetivo de avaliar o Programa de Teletrabalho do Tribunal de Contas do Estado do Ceará desde que foi implantado, em 2018, até 2024, elaborado em virtude do acúmulo de processos em andamento no órgão, com a finalidade de compreender suas repercussões na qualidade de vida dos analistas de controle externo. Nesse sentido, foi realizada a análise dos normativos oficiais que deram sustentação ao programa, a análise do contexto de criação do programa, bem como foram aplicados questionários e entrevistas com os servidores que participam do programa. As análises mencionadas tiveram por fundamento os pressupostos da Avaliação em Profundidade (Rodrigues, 2008, 2011) que visa a uma compreensão mais detalhada, extensa e ampla do programa a partir da visão dos agentes que dela participam. Os resultados apontaram que o Programa de Teletrabalho do Tribunal de Contas do Estado do Ceará surgiu num contexto complexo no qual o órgão passava por uma crescente necessidade de aumentar a produção de relatórios de fiscalização para dar vazão a seu estoque de processos, além de, no mesmo período, ter que absorver as responsabilidades, a estrutura e os recursos de outro órgão público, o Tribunal de Contas dos Municípios, que estava sendo extinto e que já possuía um programa de teletrabalho em fase inicial. Além disso, o período da Pandemia de Covid-19 exigiu mudanças emergenciais que serviram como aprendizado para consolidar as principais normas definitivas do programa a partir de 2021. Por fim, foi possível observar que os servidores do órgão que vivenciam o teletrabalho percebem que esse programa repercute de forma significativa e positiva na sua qualidade de vida uma vez que lhes proporciona flexibilidade e autonomia do seu tempo de vida, permitindo uma conciliação das atividades profissionais e pessoais, ainda que não concordem com o acréscimo de metas existente para aqueles que aderem ao programa.
Abstract: The conflict between the increasing demands of public administration and citizens' right to a reasonable duration of legal processes has prompted the emergence of various public policies in management and labor areas aimed at enhancing productivity, directly impacting public servants. Therefore, this research aimed to evaluate the Telework Program of the State Court of Audit of Ceará since its implementation in 2018 until 2024. The program was developed due to a backlog of ongoing cases within the organization, with the goal of understanding its implications on the quality of life of external control analysts. To achieve this, an analysis of the official regulations supporting the program and its creation context was conducted, alongside surveys and interviews with participating employees. These analyses were grounded in the principles of In-Depth Evaluation (Rodrigues, 2008, 2011), seeking a comprehensive understanding of the program from the viewpoint of its participants. The results indicated that the Telework Program emerged in a complex context where the institution faced a growing need to increase the production of inspection reports to manage its caseload. Simultaneously, it absorbed responsibilities, structure, and resources from another public entity, the Court of Audit of Municipalities, which was being dissolved and had an initial telework program. Additionally, the Covid-19 pandemic necessitated emergency changes that served as learning experiences to finalize the program's main regulations from 2021 onwards. Ultimately, it was observed that employees experiencing telework perceive significant and positive impacts on their quality of life, as it provides flexibility and autonomy over their time, allowing for a balance between professional and personal activities, despite concerns about increased targets for program participants.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77389
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1658135439527328
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1462998335310020
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_lsduarte.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.