Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77374
Tipo: | Dissertação |
Título : | "Na matança do boi a festa começa": experiências de criação cênica por meio dos saberes tradicionais na EEEP Joaquim Moreira de Sousa |
Autor : | Alencar, Shirley |
Tutor: | Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da |
Palabras clave en portugués brasileño: | Brincadeira do boi;Etnocenologia;Ensino de arte |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | ALENCAR, Shirley. "Na matança do boi a festa começa": experiências de criação cênica por meio dos saberes tradicionais na EEEP Joaquim Moreira de Sousa. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da brincadeira do Boi Ceará, do Mestre Zé Pio, residente no bairro Goiabeiras da capital cearense, com o objetivo de desenvolver experiência criativa em arte na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Moreira de Sousa, no bairro Parangaba. Uma criação artística no âmbito do ensino de Artes, aliando pesquisa de campo com a brincadeira do Boi Ceará a princípios da etnocenologia, foi feita com um grupo de estudantes do 1o e 2o ano de cursos técnicos profissionais. O projeto contemplou três etapas: a investigação do folguedo do Boi Ceará, onde os alunos participantes tiveram a oportunidade de conhecer e compreender os fundamentos que orientam o brinquedo, a partir de uma conversa com o Mestre Zé Pio, e da observação de elementos tais como: dança, personagens, figurinos, música e os bichos da brincadeira; experimentação e criação, momento em que os alunos foram estimulados a explorar a expressividade e criar colaborativamente suas narrativas corporais para a criação de uma apresentação; e, por fim, a socialização do experimento para escola. Para desenvolver a pesquisa, utilizamos os métodos cartográficos e etnográficos com procedimentos de observação participativa, revisão bibliográfica, pesquisa de campo e roda de conversa registradas em gravações de áudio e fotografias. A experiência com o Mestre Zé Pio mostrou que os saberes da tradição popular são compostos por elementos incorporados pela ancestralidade, tornando-se território fecundo de experimentações e aprendizagens, bem como o processo criativo em arte criou um ambiente de possibilidades para compor narrativas expressivas do corpo em interação com o espaço e com o outro. |
Abstract: | This work has as its object of study the traditional knowledge of Boi do Ceará play, by Master Zé Pio, resident in Goiabeiras neighborhood in Fortaleza, with the aim of developing creative experience in arts at the public School of Professional Education (EEEP) Joaquim Moreira de Sousa, in Parangaba neighborhood. An artistic project was designed with a group of students from the 1st and 2nd years of professional technical courses from the perspective of ethnocenology aligned with art teaching. The project included three stages: the investigation of Boi Ceará party, where the participating students had the opportunity to learn about and understand the fundaments that guide the lark, based on a conversation with Master Zé Pio, in addition to expanding their ability to observe its elements: dance, characters, costumes, music and animals; experimentation and creation, when students were encouraged to explore expressiveness and collaboratively create their body narratives to create a presentation; and, finally, the socialization of the experiment to school. To develop the research, we used cartographic and ethnographic methods with participatory observation procedures, bibliographic review, field research and conversation circles recorded in audio recordings and photographs. The experience with Master Zé Pio showed that the knowledge of popular tradition is composed of elements incorporated by ancestry, becoming a fruitful territory for experimentation and learning, as well as the creative process in art created an environment of possibilities to compose expressive narratives of the body in interaction with space and with each other. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77374 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0638532622040265 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4443932125996045 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_salencar.pdf | 6,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.