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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Soraya Madeira da-
dc.contributor.authorMoreira, Natane Dantas-
dc.date.accessioned2024-07-25T11:50:12Z-
dc.date.available2024-07-25T11:50:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMOREIRA, Natane Dantas. #EuAmoLer - Conteúdos literários no Instagram e seu papel no estímulo à leitura: análise dos perfis @apamgoncalves e @livrosefuxicos. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77364-
dc.description.abstractThe present research seeks to understand how the practice of reading is appropriated and encouraged through the consumption of content from the profiles of Pam Gonçalves (@apamgocalves) and Paola Aleksandra (@livrosefuxicos) on Instagram. Initially, it focused on the effects of reading on the individual formation and the impact of technological changes on literary experimentation (CAVALLO, CHARTIER, 1998; PETIT, 2008), outlining the different types of readers to understand how the context affects the assimilation of texts (SANTAELLA, 2013). Then, it addressed the scenario that enabled the cultivation of a culture of participation (LÉVY, 1999; JENKINS, 2009; SHIRKY, 2011), in which the user has the opportunity to simultaneously become a producer and consumer of content, coming together with their peers in virtual communities, in this work located on social networks (RECUERO, 2001, 2009). It briefly discussed consumption as an instrument of construction and expression of identities (BARBOSA; CAMPBELL, 2006), in this case, the reader's identities. Based on this diagnosis, it traced the profile of the prosumer reader (TOFFLER, 1980; AMARAL, 2012), also associating it with the concept of digital influencer (KARHAWI, 2017). Methodologically, the investigation, with a qualitative approach, focused on content analysis (BARDIN, 1979; MINAYO, 2009), having as corpus the publications circulated in the selected profiles. The study observed that, in a technological context in which hundreds of other stimuli and distractions compete for the individual's attention, especially that of generations Y and Z, at all times, it is in the sharing of online literary experiences that the reader can find a motivation to start and/or maintain the exercise of this habit. Specifically, in the profiles analyzed, it noticed that, with different approaches to communication and literary preferences, influencers Pam and Paola manage to keep the dialogue about reading on the internet alive, convince followers with their recommendations, and spread the taste for books in their communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title#EuAmoLer - conteúdos literários no Instagram e seu papel no estímulo à leitura: análise dos perfis @apamgoncalves e @livrosefuxicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa busca entender como a prática da leitura é apropriada e incentivada por meio do consumo de conteúdos dos perfis de Pam Gonçalves (@apamgocalves) e Paola Aleksandra (@livrosefuxicos) no Instagram. Inicialmente, debruçou-se sobre os efeitos da leitura na formação do sujeito e o impacto das transformações tecnológicas na sua experimentação (CAVALLO, CHARTIER, 1998; PETIT, 2008), passando pela conceituação dos diferentes tipos de leitor para compreender como o contexto afeta a assimilação dos textos (SANTAELLA, 2013). Em seguida, apresentou-se o cenário que possibilitou o cultivo de uma cultura da participação (LÉVY, 1999; JENKINS, 2009; SHIRKY, 2011), na qual o usuário tem a oportunidade de torna-se simultaneamente produtor e consumidor de conteúdos, reunindo-se com seus pares em comunidades virtuais, aqui localizadas nas redes sociais (RECUERO, 2001, 2009). Discutiu-se brevemente o consumo compreendido como instrumento de construção e expressão de identidades (BARBOSA; CAMPBELL, 2006), neste caso das identidades leitoras. Com base nesse diagnóstico, delineou-se o perfil do leitor prosumer (TOFFLER, 1980; AMARAL, 2012), associando-o também ao conceito de influenciador digital (KARHAWI, 2017). Metodologicamente, a investigação, de enfoque qualitativo, se concentrou na análise do conteúdo (BARDIN, 1979; MINAYO, 2009), tendo como corpus as publicações circuladas nos perfis selecionados. Observou-se que, em um contexto tecnológico no qual centenas de outros estímulos e distrações disputam a atenção do indivíduo, sobretudo o das gerações Y e Z, a todo momento, é no compartilhamento das experiências literárias online que o leitor pode encontrar motivação para iniciar e/ou manter o exercício desse hábito. Especificamente nos perfis analisados, notou-se que, com diferentes abordagens de comunicação e preferências literárias, as influenciadoras Pam e Paola conseguem manter vivo o diálogo sobre leitura na internet, convencer os seguidores com suas recomendações e disseminar o gosto pelos livros nas suas comunidades.pt_BR
dc.subject.ptbrLeiturapt_BR
dc.subject.ptbrRedes sociaispt_BR
dc.subject.ptbrInfluenciadorespt_BR
dc.subject.enReadingpt_BR
dc.subject.enSocial mediapt_BR
dc.subject.enInfluencerspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4076910450370886pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2214486739190031pt_BR
local.date.available2024-07-25-
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