Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77288
Tipo: Dissertação
Título : Programa MAIS PAIC: análise da formação continuada de professores alfabetizadores da regional V do município de Fortaleza
Autor : Vieira, Flavianne Barreto Santos
Tutor: Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Palabras clave en portugués brasileño: Política pública;Formação continuada;Programa Mais Paic;Formação profissional - Fortaleza;Programa Alfabetização na Idade Certa
Palabras clave en inglés: Public policy;Continuing training;Mais Paic Program
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : VIEIRA, Flavianne Barreto Santos. Programa MAIS PAIC: análise da formação continuada de professores alfabetizadores da regional V do município de Fortaleza. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem o intuito de avaliar o Programa “Alfabetização na Idade Certa” que é uma política pública educacional que visa atender a proposta de contribuir com as necessidades e desafios da alfabetização a fim de identificar as demandas das escolas no processo de formação continuada. Nesse intento, busca-se discutir as questões que permeiam os saberes docentes e sua aplicação no cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios das formações continuadas. Para tanto partiu-se do questionamento: as formações continuadas no Município de Fortaleza, atendem as necessidades cotidianas do professor alfabetizador auxiliando-o a transpor os obstáculos que limitam sua ação e retardam o processo de ensino aprendizagem de seus alunos? Metodologicamente essa pesquisa se caracteriza com um estudo do tipo descritivo e analítico, com abordagem qualitativa. Como coleta de dados, utilizou-se um questionário semiaberto com os professores alfabetizadores que lecionam nas escolas que compõem a Regional V do município de Fortaleza - Ce. Os resultados apontam que a formação continuada se apresenta como um auxílio benéfico na atuação do professor em sala de aula, entretanto, é necessário que as temáticas abordadas sejam mais diversificadas. Conclui-se que é importante que os temas abordados nas formações contribuam efetivamente na prática docente impulsionando sua participação nas formações para as trocas de experiências e diálogos a fim de oportunizar cooperação e compartilhamento.
Abstract: This research aims to evaluate the Literacy at the Right Age Program, which is a public educational policy that aims to meet the proposal of contributing to the needs and challenges of literacy in order to identify the needs and demands of schools in the process of continued training. In this attempt, we seek to discuss the issues that permeate teaching knowledge and its application in the daily school life of the literacy teacher, with an emphasis on the challenges of continued training in Fortaleza. needs that arise in the daily life of literacy teachers, helping them to overcome the obstacles that limit their action and slow down the teaching-learning process of their students? Methodologically, this research is characterized by a descriptive and analytical study with a qualitative approach. As data collection, a semi-open questionnaire was used with literacy teachers who teach in schools that make up Regional V of the city of Fortaleza-Ce. The results indicate that continued training presents itself as a beneficial aid in the teacher's performance in the classroom, however, it is necessary that the topics covered are more diverse. It is concluded that it is important that the topics covered in the training effectively contribute to the teacher's teaching practice, boosting their participation in the training for the exchange of experiences and dialogue in order to provide opportunities for cooperation and sharing.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77288
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7907407094293920
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6346079652322359
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_fbsvieira.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.