Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlcântara, Adriana de Oliveira-
dc.contributor.authorCampos, Maria Sulamita Gonçalves de Lima-
dc.date.accessioned2024-07-16T16:13:33Z-
dc.date.available2024-07-16T16:13:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCAMPOS, Maria Sulamita Gonçalves de Lima. A política de educação integral: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental (Maracanaú-CE). 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77279-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to evaluate the results of the Integral Education Policy, from the perspective of students in the final years, in an elementary school in Maracanaú. Among the specific objectives, it was of interest to investigate the comprehensive education model implemented in this school; relate students' academic performance to current Comprehensive Education guidelines; observe how students, teachers and managers view this public policy in their daily lives. The research approach was qualitative, having a descriptive and exploratory character, aimed at an in-depth and detailed analysis. The research method is documentary and field, also bibliographic in nature, using a semi-structured questionnaire and an interview guide as a research instrument, researching the impacts of the full-time public policy developed in a school in Maracanaú. Realizing that despite being a very valuable policy, which is well received by all actors involved in it, the implementation method chosen by the municipality required better planning, so that this process could occur without disruptions and without lack of material resources, physical and training of all those involved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA política de educação integral: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental (Maracanaú-CE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal deste trabalho foi avaliar os resultados da Política de Educação Integral, na perspectiva dos/das educandos/as dos anos finais, numa escola de ensino fundamental, em Maracanaú. Entre os objetivos específicos foi de interesse investigar o modelo de educação integral implantado nesta escola; relacionar o rendimento escolar dos/das educandos/as às diretrizes de Educação Integral vigente; observar como os/as educandos/as, professores/as e gestores visualizam essa política pública em seus cotidianos. A abordagem da pesquisa constituiu-se como qualitativa, tendo caráter descritivo e exploratório, voltada a uma análise em profundidade e detalhamento. Foram imprescindíveis a pesquisa o documental, teórica e de campo, cujos instrumentos principais o questionário e a entrevista semiestruturada. Apesar de ser uma política bem avaliada, bem recebida por todos os/as atores/atrizes envolvidos/as, foi constatado que a maneira de implantação escolhida pelo município careceu de um melhor planejamento, para que esse processo ocorresse sem atropelos e sem falta de recursos materiais, físicos e de formação de todas as pessoas implicadas.pt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrTempo integralpt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.ptbrAvaliaçãopt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enFull-timept_BR
dc.subject.enPublic policypt_BR
dc.subject.enAssessmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7900026385283869pt_BR
local.date.available2024-07-16-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_msglcampos.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.