Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Herminio-
dc.contributor.authorFelício, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa-
dc.date.accessioned2024-07-16T12:02:43Z-
dc.date.available2024-07-16T12:02:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa. O Método de Formação Sequência Fedathi: o bom formador sob a perspectiva da Formação Fedathi Generalizada. 2024. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77268-
dc.description.abstractMany basic education teachers still use traditional practices in their way of teaching, in which they focus on the amount of information that the student can capture, aiming for cognition, but not giving enough time for the student to mature. Based on movements of change in the classroom of a basic education researcher from the state education system, after the Fedathi Project course offered by the Laboratório de Pesquisa Multimeios (Multimedia Research Laboratory) of the Federal University of Ceará, we sought to understand what contributions in terms of changes in teachers' ideas and practices and continued training outlined with the Fedathi Sequence research methodology and its conceptions can provoke in the teacher, resulting in Generalized Fedathi Training. The purpose was to expand to other areas beyond Mathematics with which the Fedathi Sequence is allied in its origin. Seeking, therefore, to systematize the Generalized Fedathi Training outlined by a Fedathi Sequence Training Method incorporated into the training practices of the Multimedia Research Laboratory, which would indicate a culture of reflection on methodological teaching guidelines and change of practice among subjects that also impact the immersed trainer. The research is qualitative in nature, a case study designed with action research, as it favors greater freedom for interference and transformation of participants. The main results were the systematization of the Fedathi Sequence Research Method, identified and tested in the application of Generalized Fedathi Training, built in three stages: Awareness, Reflection and Change (Position Taking, Maturation, Solution and Proof) and Sustainability. The change processes were identified in the dialogues of the training actors, through Bardin's content analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Método de Formação Sequência Fedathi: o bom formador sob a perspectiva da formação Fedathi generalizadapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorMenezes, Daniel Brandão-
dc.description.abstract-ptbrMuitos professores da educação básica ainda hoje utilizam práticas tradicionais em sua forma de ensinar, em que focam na quantidade de informações que o aluno consegue captar, objetivando a cognição, mas não dando tempo suficiente de o aluno maturar. Com base em movimentos de mudanças em sala de aula de uma pesquisadora da educação básica da rede estadual de ensino, após o curso Projeto Fedathi oferecido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará, buscou-se compreender quais contribuições em termos de mudanças de ideias e prática dos professores, uma formação continuada delineada com a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi e suas concepções podem suscitar no docente, surgindo a Formação Fedathi Generalizada. O propósito foi ampliar para outras áreas além da Matemática com a qual a Sequência Fedathi está aliada em sua origem. Procurou-se, portanto, sistematizar a Formação Fedathi Generalizada delineada por um Método de Formação Sequência Fedathi incorporado nas práticas de formação do Laboratório de Pesquisa Multimeios, que indicassem uma cultura de reflexão sobre orientações metodológicas de ensino e mudança de prática entre os sujeitos que impactam também o formador imerso. A pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso delineado com pesquisa-ação, pois favorece maior liberdade para interferência e transformação dos participantes. Os principais resultados foram a sistematização do Método de Pesquisa Sequência Fedathi, identificado e testado na aplicação da Formação Fedathi Generalizada, construído em três etapas: Sensibilização, Reflexão e Mudança (Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova) e Sustentabilidade. Os processos de mudança foram identificados nos diálogos dos atores da formação, por meio da análise de conteúdo de Bardin.pt_BR
dc.subject.ptbrFormação de professorespt_BR
dc.subject.ptbrMétodo de Formação Sequência Fedathipt_BR
dc.subject.ptbrConjecturas ingênuaspt_BR
dc.subject.ptbrRelação vincularpt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enFedathi Sequence Training Methodpt_BR
dc.subject.enNaive conjecturespt_BR
dc.subject.enBinding relationshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0567964138512463pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6933091154844634pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8450083821283590pt_BR
local.date.available2024-07-16-
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tese_msnbfelicio.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.