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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77244
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Máquinas simbólicas”: narrativas expográficas sobre trabalho na perspectiva da cultura material no Ceará, em Alagoas e em Minas Gerais (1997-2023) |
Autor(es): | Correia, Carla Bianca Carneiro Amarante |
Orientador: | Ramos, Francisco Régis Lopes |
Palavras-chave em português: | Museus;Memoriais;Trabalho;Interseccionalidade |
Palavras-chave em inglês: | Museums;Memory;Labor;Intersectionality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CORREIA, Carla Bianca Carneiro Amarante. “Máquinas simbólicas”: narrativas expográficas sobre trabalho na perspectiva da cultura material no Ceará, em Alagoas e em Minas Gerais (1997-2023). 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa propõe-se a analisar os mecanismos presentes nas materializações de construções expográficas e narrativas acerca do trabalho e da Justiça do Trabalho no Brasil, através de quatro espaços museológicos centrais, construindo análises comparativas com espaços museais correlacionados. Sendo esses o Memorial da Justiça do Trabalho do Ceará, Memorial Pontes de Miranda em Alagoas, a exposição de longa-duração intitulada “Trabalho & Cidadania” do Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais e o circuito expográfico de longa-duração do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte. Essas narrativas constituem mecanismos de elaboração ideológica do que seria a Justiça do Trabalho, sua relação com o universo do labor e por consequência a categoria de “trabalho”. As fabricações narrativas culminam para tentativas de consolidação de quem seriam os sujeitos a integrar esse universo através da memória, sendo esta memória mobilizada a partir de objetos e artefatos variados, como fotografias, e demais signos da cultura visual e material. A pesquisa utilizou de uma abordagem metodológica de análise comparativa entre os espaços museológicos supramencionados, com intuito de compreender como objetos postos em exposições comunicam apagamentos e visibilidades, demarcam o gênero, a raça e a classe de sujeitos, e como também as escolhas acerca do que deve estar nas Reservas Técnicas comunicam intentos narrativos, perspectivando uma análise a partir da óptica da interseccionalidade. O intento deste estudo não é construir um traçado do tipo ideal de espaço museológico, é compreender os mecanismos internos presentes nas tentativas, e especialmente nas materializações, das construções narrativas acerca do trabalho no Brasil, indireta e diretamente. Essa compreensão é essencial para se desvencilhar de uma visão dualista do mundo, rompendo com a tendência a cindi-lo em pares opostos: realidade/imaginação, fato/ficção, forma/conteúdo, mito/ciência, sujeito/objeto. |
Abstract: | This research proposes to analyze the mechanisms present in the materialization of narrative constructions about work and Labor Justice in Brazil. Through four central museological spaces, building comparative analysis with correlated museum spaces. These being the “Memorial da Justiça do Trabalho do Ceará”, “Memorial Pontes de Miranda” in Alagoas, the long-continuance exhibition entitled “Trabalho & Cidadania'' at the Labor Court Memory Center of Minas Gerais and the long-continuance exhibition circuit of the Museum of Arts and Crafts of Belo Horizonte. These narratives constitute mechanisms of ideological elaboration of what would be the Labor Court, its relationship with the universe of labor and, consequently, the category of “work”. Narrative fabrications culminate in attempts to consolidate who would be the subjects to integrate this universe through memory, this memory being mobilized from varied objects and artifacts, such as photographs, and other signs of visual and material culture. The research used a methodological approach of comparative analysis between the aforementioned museological spaces, with the aim of understanding how objects placed in exhibitions communicate erasures and visibilities, demarcate the gender, race and class of subjects, as well as the choices about what must be in the Technical Reserves communicate narrative intent, viewing an analysis from the perspective of intersectionality. The aim of this study is not to build an idea of the ideal type of museological space, it is to understand the internal mechanisms present in the attempts, and especially in the materializations, of the narrative constructions about work in Brazil, indirectly and directly. This understanding is essential to get rid of a dualistic view of the world, breaking with the tendency to divide it into opposite pairs: reality/imagination, fact/fiction, form/content, myth/science, subject/object. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77244 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0009-3197-1540 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2347128575292377 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-0566-4925 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0673001612414612 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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