Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBenvenuto, João Emanoel Ancelmo-
dc.contributor.authorAlves Junior, Francisco Antonio-
dc.date.accessioned2024-07-10T17:58:55Z-
dc.date.available2024-07-10T17:58:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALVES JUNIOR, Francisco Antonio. Educação musical na E. E. F. Waldir Leopércio, Varjota-CE: analisando ações formativas em música. 2023. TCC (Curso de graduação em Música - licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77227-
dc.description.abstractThis research has as its central theme the training actions in music teaching at E.E.F. Waldir Leopércio in the city of Varjota-Ce and, with the main objective of analyzing the training actions of the Musical Education elective subject, taking the year 2023 as a time frame, together with 9th year students “A ” at EEF Waldir Leopércio, in the city of Varjota-Ce.as well as, its specific objectives are to characterize and contextualize the educational space at E.E.F. Waldir Leopércio, evaluate the inclusion of Music as an extracurricular component in E.E.F. Waldir Leopércio, when taught by a teacher with specific training in the area of Music and presenting the legal and operational aspects related to the teaching of Music in the school context, based on the experience developed with E.E.F. Waldir Leopércio. To this end, action research was used as a methodology and, as a data collection instrument, interviews with a focus group were used.This research resulted in confirmation that there is space for Musical Education in schools. basic. A positive result is also the students' acceptance of the methodologies used by the music teacher, as well as the objectives set and achieved throughout the school year. The importance of this work lies in confirming, in practice, that there is space for professionals graduated in music to work in schools, as well as showing the possibilities to be used in the classroom. In conclusion, it is clear that music makes a difference in the daily life of students and professionals at the School that is the focus of this study. Certainly, based on the results obtained, the same should be repeated in a generalized way, that is, in all schools where music is present.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação musical na E. E. F. Waldir Leopércio, Varjota-CE: analisando ações formativas em músicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como tema central as ações formativas no ensino de música na E.E.F. Waldir Leopércio na cidade de Varjota-Ce e, tendo como objetivo principal analisar as ações formativas da disciplina eletiva de Educação Musical, tendo como recorte temporal o ano de 2023, junto a(o)s aluno(a)s de 9º ano “A” da EEF Waldir Leopércio, na cidade de Varjota-Ce, bem como, tem como objetivos específicos caracterizar e contextualizar o espaço educativo da E.E.F. Waldir Leopércio, avaliar a inserção da Música como componente extracurricular na E.E.F. Waldir Leopércio, ao ser ministrada por um professor com formação específica na área de Música e apresentar os aspectos legais e de operacionalização relacionados com o ensino de Música no contexto escolar, a partir da experiência elaborada junto a E.E.F. Waldir Leopércio. Para tanto, foi utilizado como metodologia a pesquisa ação e, como instrumento de coleta de dados fez-se uso de entrevista com grupo focal. Esta pesquisa obteve como resultado a confirmação de que existe espaço para a Educação Musical no ambiente escolar, bem como aceitação da proposta de ensino de musica por parte dos estudantes na escola de ensino básico. Também consta como resultado positivo a aceitação dos alunos com relação às metodologias utilizadas pelo professor de música, assim como os objetivos traçados e alcançados ao longo do ano letivo. A importância deste trabalho está na confirmação, na prática, de que existe espaço para o profissional graduado em música trabalhar nas escolas, bem como mostrar as possibilidades a serem utilizadas em sala de aula. Em conclusão, fica evidente que a música faz a diferença no cotidiano dos alunos e profissionais da Escola foco deste estudo. Certamente, através dos resultados obtidos, o mesmo deve se repetir de forma generalizada, ou seja, em todas as escolas onde a música se fizer presente.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação musicalpt_BR
dc.subject.ptbrMúsica na escolapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de música na escolapt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_faalvesjunior.pdf744,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.